uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Os Big Brothers da vida
Feliz Segunda-Feira
O amor nos tempos da publicidade
Feliz Natal
A verdade sobre os mitos natalinos
Globo Esporte sensacionalizando tudo
O Google enquanto Oráculo
Feliz Segunda-Feira
Enquanto isso, dentro da CPU...
Ufa! Que semana!

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
2010 sob as lentes
André - 30 dezembro 2010 - 17:11

E o final de ano chegou, com suas festas regadas a boa comida, álcool de sobra, e, o melhor, pessoas que comeram e beberam demais pagando mico. Enquanto isso, aqui na Peliculosidade a gente fica tomando uma cervejinha MAROTA enquanto prepara os destaques cinematográficos de 2010. Então, sem mais delongas nem PLANOS-SEQUÊNCIA, segue abaixo a tão esperada lista, com o título original e o diretor do filme em parênteses e o link pra crítica do respectivo filme aqui no blog (obviamente devo ter sido injusto e deixado vários de fora sem querer. Podem me corrigir com impropérios nos comentários). São eles:

Sherlock Holmes (idem, Guy Ritchie)
A Todo Volume (It Might Get Loud, Davis Guggenheim)
Guerra ao Terror (The Hurt Locker, Kathryn Bigelow)
Zumbilândia (Zombieland, Ruben Fleischer)
Ilha do Medo (Shutter Island, Martin Scorsese)
Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, Jon Favreau)
Entre os Muros da Escola (Entre Les Murs, Laurent Cantet - na verdade foi lançado no Brasil em 2009, mas, como é uma AULA de cinema, mandei a linearidade do tempo às favas e resolvi citar aqui)
Toy Story 3 (idem, John Lasseter)
As Melhores Coisas do Mundo (idem, Laís Bodanzky)
Kick-Ass - Quebrando Tudo (Kick-Ass, Matthew Vaughn)
Lady Vingança (Chinjeolhan Geumjasshi, Park Chan-Wook - também não sei em que ano foi lançado por aqui, mas como só achei pra assistir em 2010, vai pra lista)
Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are, Spike Jonze)
Tá Rindo do Quê? (Funny People, Judd Apatow)
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus, Terry Gilliam)
O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, Juan José Campanella)
Os Homens que Encaravam Cabras (The Men Who Stare at Goats, Grant Heslov)
Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps, Oliver Stone)
Tropa de Elite 2 (idem, José Padilha)
Atração Perigosa (The Town, Ben Affleck)
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (Harry Potter and the Deadly Hallows: Part 1, David Yates)
Os Outros Caras (The Other Guys, Adam McKey)
O Escritor Fantasma (The Ghost Writer, Roman Polanski)
Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim vs the World, Edgar Wright)
Get Low (idem, Aaron Schneider)

Os Piores
Os quatro cavaleiros do apocalipse. Dizem por aí que eles representam coisas não muito bacanas como conquista, fome, guerra e morte, mas ah, quem dera fosse isso. O quarteto maléfico, na real, é uma alegoria aos 4 piores filmes de 2010, claramente trazidos à esse mundo para praticar o mal total. São eles: Os Mercenários, que foge de sua proposta e tenta botar sentimentos e história onde deveria existir apenas MÚSCULOS e EXPLOSÕES; Comer, Rezar, Amar, com um roteiro tão chato que deve ter sido escrito em JURISDIQUÊS; O Último Mestre do Ar, que manda pelos ares qualquer resquício de competência cinematográfica; e As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, que, apesar de se passar em um barco, dá com os burros n'água o tempo todo.

A Surpresa
Eu juro que não esperava muita coisa de Como Treinar Seu Dragão - afinal, as animações da Dreamworks costumam ficar num nível tipo "ok, depois de algumas cervejas eu pegava fácil". Mas daí vieram os diretores Dean DeBlois e Chris Sanders e VARRERAM a minha mente com cenas de ação alucinadas, sequências épicas e duas personagens que conquistaram meu coração com mais força do que qualquer mulher jamais o fez. Tanto que comprei o DVD do filme e, mesmo em uma TV, tive que assistir à película inteira de PÉ, tamanha a emoção transmitida por estes dragões supimpas.

Os Melhores
Foi bem difícil. Foi complicado. Até mesmo doloroso, às vezes. Mas após muita luta consegui eleger os três melhores filmes do ano, dispostos abaixo. Preparem seus corações.

3 - A Estrada (The Road, John Hillcoat)
Após ler A Estrada, de Cormac McCarthy, e passar oito dias chorando enrolado no cobertor, imaginei que seria impossível transpor tamanha desolação para um filme. Eis que de algum lugar do mundo John Hillcoat gritou "DESAFIO ACEITO!" e botou a mão na massa. Escapou dos tradicionais erros de adaptações, chamou um roteirista que realizou um trabalho brilhante, escalou o devastador Viggo Mortensen no papel principal, e pronto: A Estrada, o filme, possui o mesmo clima desolador de A Estrada, o livro. Vitória total e inquestionável desse John Hillcoat aí. Que até talvez merecesse um lugar melhor neste top 3, mas é inevitável...

2 - A Rede Social (The Social Network, David Fincher)
... soltar fogos de artifício frente à inspiração absoluta dos endiabrados David Fincher e Aaron Sorkin (roteirista). Afinal, os caras fizeram de um filme sobre um SITE uma obra complexa, intensa, desafiadora, onde cada diálogo deveria concorrer ao prêmio Nobel de literatura e cada plano é a definição do dicionário para "sucesso". Contando ainda com um elenco CONECTADO, A Rede Social torna-se uma das películas mais acachapantes do ano, digna de ser assistida de novo e de novo. Poderia ocupar até a primeira posição nesta lista. Infelizmente, Fincher não contava...

1 - A Origem (Inception, Christopher Nolan)
... que Cristopher Nolan, esse sonhador DESENFREADO, desmembrasse o cérebro do público com uma trama envolvendo assaltos, sonhos, subsonhos, subsubsonhos, sub³sonhos e ideias. A Origem é uma BELEZURA visual tanto quanto uma história complexa, que, apesar de suas diversas variantes, jamais foge de uma lógica interna estabelecida de forma clara e coerente. Nolan brinca com a percepção do espectador tal qual a imprensa brinca com as notícias, esconde pistas, sugere hipóteses, tudo isso sem atrapalhar o ritmo da narrativa. Após o épico plano final do filme, tudo que resta às pessoas é discutir a obra infinitas vezes, compartilhando suas ideias e montando sua interpretação pessoal dos acontecimentos. Isso tudo levará o  público a conferir A Origem mais uma vez, para certificar-se de um ou outro ponto. E mais uma vez as pessoas ficarão maravilhadas com toda a criatividade e a intensidade desta verdadeira obra-prima.

E esse foi o ano de 2010 no cinema. Vocês podem conferir pequenos comentários sobre todos os filmes aqui citados (e mais um monte de outros) no @dicasdefilmes. E aguardem pela próxima edição de Peliculosidade, onde trarei uma lista com os 10 melhores filmes da década de 2000 (e com certeza serei apedrejado). Um abraço e um feliz 2011 a todos.

Marcadores:

Comentários: 4