uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Ufa! Que semana!
De dedos e pesos que caem em cima deles
Feliz Segunda-Feira
Cortando tudo até a última ponta
O reflexo da janela do avião
Saia do cinema e clique em "curtir"
É doação na veia
Feliz Segunda-Feira
Comédia que acerta no alvo
Dream the dreams of other men

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Enquanto isso, dentro da CPU...
André - 20 dezembro 2010 - 03:03

Tron - O Legado (TRON: Legacy)
3/5

Direção: Joseph Kosinski
Roteiro: Edward Kitsis e Adam Horowitz

Elenco
Jeff Bridges (Kevin Flynn/CLU)
Garett Hedlund (Sam Flynn)
Olivia Wilde (Quorra)

Depois de visitar o mundo virtual no primeiro filme, Kevin Flynn tornou-se pioneiro entre os nerds e montou uma muito bem sucedida empresa de softwares e games (e pioneiro também porque ele teve um filho, ou seja, foi um nerd que FEZ SEXO). Mas daí num belo dia de 1989 ele some e nunca mais volta pra casa, e dez anos depois seu filho, já crescido, acaba engolido pelo mesmo sistema virtual, onde precisa não apenas sobreviver mas também encontrar seu pai e salvar o mundo.

Tal qual os programas de auditório transmitidos aos domingos, este Tron - O Legado é muito mais centrado no visual do que no conteúdo. O que não é um demérito, claro - e considerando que o filme anterior buscava exatamente essa abordagem, tá tudo em casa. E a película ainda consegue ser uma das primeiras a usar o 3D de forma pertinente, colocando as tais 3 dimensões em campo apenas quando Sam entra na Grade, e deixando o mundo real em 2D (ou talvez Deus tenha obrigado os produtores a mostrar a Olivia Wilde em 3D).

Me joga na parede e me chama de usuário.


A trama do filme trabalha com temas bastante conhecidos pelos espectadores, porque daí não precisa perder tempo explicando: tem o vilão que manda em todo mundo e quer mandar em mais gente ainda, o herói por acaso, a mocinha corajosa e gostosa, o sujeito que ensina sobre o mundo novo e por aí vai. Infelizmente isso deixa tudo muito na superficialidade, e as informações que ficamos sabendo a respeito daquele PENSE BEM VITAMINADO respeitam o mínimo necessário para que a história siga nos trilhos (ou então são citadas sem nenhum sentido ou raciocínio em cima, tornando-se, bem, ininteligíveis. Mais ou menos como aqueles textos bonitos que não dizem absolutamente nada). As personagens tornam-se praticamente unidimensionais, cuja unica motivação é o mantra "vamos dar o fora daqui", deixando o filme meio que como um videogamezão. Ao mesmo tempo, Tron - O Legado possui uma trama central forte, permitindo que o espectador consiga ver sempre o "ponto de chegada" e entender as ações tomadas pelas personagens, deixando assim espaço para a ação e o CGI total. E em alguns momentos a obra até acena com conceitos que parecem interessantes, mas logo todos eles são vítimas da tecla "Delete".

Contando com efeitos especiais claramente ANABOLIZADOS, Tron - O Legado é um deleite visual tão intenso que merecia no mínimo a capa de alguma Playboy. O mundo dentro da Grade é impressionante, ao mesmo tempo opressivo e hi-tech, ameaçador e fascinante, além de claramente possuir uma caracterização marcante (coloque doze mundos de ficção científica lado a lado e você saberá facilmente qual deles pertence a Tron). E diretor não tem medo de explorar seus recursos, utilizando a câmera lenta com propriedade dentro de ótimas sequências de ação (a das motocas é sensacional)  e gerenciando bem a COSTURA entre o CGI e a galerinha real (a já citada cena da motos, por exemplo, ganha emoção porque eventualmente vemos o rosto dos atores atrás dos capacetes).  Ainda há de se RETUITAR o brilhante trabalho da direção de arte, que mantém uma unidade com o filme original ao mesmo tem em que consegue modernizar as estruturas dentro da Grade (e vejam o sucesso que fizeram ao colocar o recinto de Kevin Flynn todo branco e mobiliado, contrastando violentamente com o preto impessoal daquele mundo), e a trilha da dupla francesa Daft Punk, que cria o climão necessário através de sons e músicas eletrônicas. Pertinência total.

O maior problema da película é o seu ator principal, que aparentemente teve quaisquer vestígios de carisma e expressividade EXORCIZADOS de sua pessoa. Isso faz de Sam uma daquelas tias chatas que vêm de longe pra reunião de família: a gente aceita ela como parte do contexto geral, mas torce pra que não fiquem muito tempo. Até porque Olivia Wilde, além de tornar a espetacular direção de arte obsoleta no que diz respeito a "traços perfeitos", possui uma presença muito forte em cena e conquista facilmente o espectador, conferindo à Quorra intensidade e até mesmo ingenuidade (ela volta e meia baixa um pouco a cabeça quando conversa com um dos Flynns, como numa reverência). Já Jeff Bridges embarca na diversão absoluta ao compor Kevin Flynn como um hippie-tecno-nerd-filósofo-jedi, e é incrível como o filme ganha vida cada vez que ele está em cena. Bridges fatalmente caiu num caldeirão de carisma quando era pequeno, e é graças ao seu talento que Tron - O Legado ganha alguns pontos no atributo "dramaticidade".

No final das contas, o filme puxa pro lado da diversão descompromissada, o que coincidentemente também é uma grande característica dos jogos de videogame (os bons, pelo menos). Havia bastante espaço na Grade para elucubrações filosóficas e reflexões, embora isso inevitavelmente fosse levar a livros como Entendendo Tron, A Psicologia das Luzinhas que Riscam a Tela e por aí vai. De qualquer jeito, Tron - O Legado funciona dentro de sua proposta BLOCKBUSTERIANA, oferecendo ao espectador uma película fácil, envolvente e de visual bonito. E vou dizer, eu não me importaria de visitar o mundo de Tron novamente - principalmente se a Olivia Wilde estiver de anfitriã por lá.

Marcadores:

Comentários: 3