uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Série "Todo Mundo em uma Ilha"
Publicidarte
Banda de ladrões
Sem gás, por favor
Série "Todo Mundo em uma Ilha"
Red Mosquito
Sessão da Tarde mal feita
Avionices
Série "Todo Mundo em uma Ilha"
Santa Fe

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Tudo cinza
André - 25 abril 2010 - 19:27
A Estrada (The Road)
5/5

Diretor: John Hillcoat
Roteiro: Joe Penhall, baseado no livro de Cormac McCarthy

Elenco
Viggo Mortensen (homem)
Kodi Smith-McPhee (garoto)
Charlize Theron (mulher)

Em um mundo pós-apocalíptico, onde tudo é cinza, os sobreviventes são poucos, a comida está em falta e a conexão com a internet é sempre discada, um pai e um filho seguem por uma estrada em direção ao sul, carregando a esperança de encontrarem lá um lugar pelo menos habitável.

Após Onde os Fracos Não Têm Vez ANGARIAR o Oscar de melhor filme, Hollywood resolveu adaptar o mais novo livro de Cormac McCarthy, A Estrada, para as telonas. Uma história devastadora, melancólica, com poucos diálogos e ação, que tira sua genialidade da prosa CRUYFFIANA de McCarthy. Entretanto, o diretor John Hillcoat mandou a pressão às favas, cercou-se de uma equipe competente e fez o que devia ser feito.

Como muito ocorre em adaptações de livros, A Estrada possui uma narração em off - entretanto, ao invés de se apoiar no artifício como os gordos se apoiam no "light" que aparece ao lado de "Coca", a narração apenas pontua aqui e ali certos sentimentos do homem ("se o garoto não é a palavra de Deus, então Deus nunca falou"), ajudando a criar uma atmosfera de desolação tanto física quanto psicológica das personagens - da mesma forma, determinados diálogos, mesmo com poucas palavras, ilustram a selvageria daquela terra (como o homem falar "não é nada que não tenhamos visto antes", quando o garoto vê um cadáver). A trama foge de formulismos, acertadamente focando tudo na relação pai-filho. Embora existam acontecimentos tensos e marcantes, são os pequenos gestos, como o garoto fazendo questão de dividir a bebida com o pai, que mostram ao espectador quem aqueles dois realmente são.

Para acompanhar todo esse clima contemplativo, o diretor investe em planos longos, sem grandes MIRABOLÂNCIAS visuais, como alguém numa janela contando os carros que passam na rua. As elipses são ao mesmo tempo pertinentes e quase imperceptíveis, pois é justamente essa estranha coesão entre uma elipse súbita e seu plano anterior que confere um caráter de imensidão à jornada dos protagonistas. Soma-se a isso uma direção de arte que busca substituir a palavra "perfeição" no dicionário: a hegemonia do cinza sobre as outras cores é semelhante à do Lyon no campeonato francês, o que faz daquele mundo algo sem vida, devastado e permeado por uma desesperança que derrubaria até a mais efusiva das cheerleaders. Todas as estruturas estão em pedaços ou ruindo. Até mesmo os flashbacks, em sua maioria, são bastante escuros e cheios de sombra (com exceção de um ou outro, que possuem uma paleta de cores mais arco-íris staile e tal). A desolação que McCarthy torna tão palpável em palavras é fielmente representada pelo visual do filme.

Para fechar, embora com poucos nomes, o elenco se mostra afiado. Viggo Mortensen, como sempre, mergulha visceralmente na personagem, conseguindo demonstrar o amor do pai pelo filho através de pequenos olhares e gestos (e, o que é mais impressionante, faz isso através de uma barba que mais parece um MURO). Kodi Smith-McPhee não se acanha e bate de frente com seu veterano colega, transmitindo ternura e a inocência sem soar DISNEY. Charlize Theron fala pouco, mas fala bonito, com intensidade e um par de olhos que minha nossa senhora.

Como deixo bem claro nesta maravilhosa e extremamente bem escrita crítica, A Estrada não é uma película fácil. O filme tenta a todo custo arrancar e dilacerar a humanidade de seus protagonistas, a um ponto onde um pai apontar uma arma pra cabeça de seu filho é um gesto de amor. Até quando nossos princípios conseguem sobrepujar nossos instintos? E como ter vontade de sobreviver em um lugar onde não há sequer esperança? Uma narrativa tocante, complexa e questionadora, que vai acompanhar o espectador muito além da sala de cinema - impossível comer em um restaurante depois sem pensar no garoto e seu pai satisfazendo-se com insetos mortos. E isso é algo que só grandes filmes conseguem.

Marcadores:

Comentários: 1