O ano está em seu derradeiro final, e ao longo destes 365 dias muitas e muitas películas castigaram ou fizeram meus olhos brilharem - foram 99 filmes, pra ser mais exato, sem contar os que eu já tinha assistido (abraço, Clube da Luta, O Poderoso Chefão e tantos outros) ou assisti mais de uma vez. Até pensei em assistir mais um pra fechar 100 e tal, mas tenho um pouco de medo de números redondos.
Então é hora de fazer a melhor retrospectiva cinematográfica da imprensa mundial, arruinar carreiras, elevar produções, dar um sacode em Hollywood, essas coisas que todo mundo faz. Sintam-se à vontade para criticar as listas e refrescar a minha já vacilante memória.
Destaques de 2009 (em parênteses, o título original e o nome do diretor. Menos neste parênteses aqui, obviamente. Mas acho que vocês já haviam deduzido isso)
Frost/Nixon (idem, Ron Howard) Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, Henry Selick) Milk - A Voz da Igualdade (Milk, Gus Van Sant) Watchmen (idem, Zack Snyder) A Onda* (Die Welle, Dennis Gansel) Gran Torino (idem, Clint Eastwood) Rebobine, Por Favor* (Be Kind, Rewind, Michel Gondry) No Sufoco* (Choke, Clark Gregg) O Leitor (The Reader, Stephen Daldry) Star Trek (idem, J. J. Abrams) O Banheiro do Papa (El Baño del Papa, César Charlone) Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince, David Yates) In The Loop (idem, Armando Ianucci) Se Beber, Não Case (The Hangover, Todd Phillips) Up - Altas Aventuras (Up, Pete Docter e Bob Peterson) Piratas do Rock (The Boat That Rocked, Richard Curtis) A Garota Ideal (Lars and the Real Girl, Craig Gillespie) Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, Quentin Tarantino) Distrito 9 (District 9, Neil Blomkamp) Duplicidade (Duplicity, Tony Gilroy) Intrigas de Estado (State of Play, Kevin Macdonald) Código de Conduta (Law Abiding Citizen, F. Gary Gray) O Anticristo (Antichrist, Lars Von Trier)
*filmes que foram lançados antes de 2009, mas que eu não havia assistido porque moro em uma terra selvagem onde algumas produções não conseguem chegar. O Pior A concorrência foi forte esse ano, tanto é que não existe um vencedor, e sim três. Porque G. I. JOE, Lua Nova e The Spirit extrapolaram completamente, atirando seus respectivos espectadores em um abismo infinito de ruindade e roubando as almas das pessoas nos cinemas.
Os Melhores Vamos ver se eu consigo definir esse Top 3 de forma não muito exagerada: cada um deles vale por, pelo menos, dois ou três cursos de graduação. Dos bons.
Escrito e dirigido pelo estranho mas genial Charlie Kaufman, Sinédoque, Nova Iorque joga bobagens como linearidade e EXPLICATIVIDADE pro espaço. Certas coisas no filme não ficam muito claras - entretanto, da forma com que é conduzido, ele oferece ao espectador a oportunidade de interpretar e construir um significado pessoal em cima da trama. E quando a película acaba, o sujeito está com a cabeça fervilhando de idéias que ele mesmo construiu conforme a narrativa ia se desenrolando. Pedir mais do que isso, apenas se...
2 - Avatar (idem, James Cameron) ... alguém totalmente megalomaníaco resolve que vai mudar o cinema por completo, e ao invés de um filme, faz uma experiência. Avatar é tudo que disseram que ia ser, tudo que se propôs a ser, e mais do que eu esperava que seria. Cameron criou um mundo inteiro completamente crível, e fez platéias do mundo inteiro ficarem novamente maravilhadas em uma sala de cinema, como se fossem crianças vendo a telona pela primeira vez. E Avatar teria ocupado o primeiro lugar dessa lista com louvor, se não fosse...
1 - O Lutador ( The Wrestler, Darren Aronofsky) ... o diretor Darren Aronofsky sequestrar Deus, colocar ele no corpo do Mickey Rourke e jogar ambos na história mais cativante do mundo desde a conquista da Libertadores pelo Grêmio em 1995. O Lutador é um filme intenso, brutal (trocadilho obrigatório), com personagens que ficam na cabeça do espectador. Uma obra-prima, daquelas que tiram lágrimas até do zagueiro mais grosso e que ficam ecoando na cabeça até do atendente de telemarketing mais insensível.
Essas são as minhas considerações cinematográficas de final de ano. Todos os filmes citados aqui, e mais outros, estão comentados lá no twitter Dicas de Filmes. Agora é esperar e ver que tipo de lutadores e espíritos 2010 trará. Marcadores: Peliculosidade |