uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Let me in the sound
Nota oficial
Trivialidades
Deus na terra do sol
Destruição e diversão em massa
A maior ideia de todos os tempos
Mulheres em chamas
Lua Nova, filme minguante
Análise de comportamento no caso da UNIBAN
Envelheço na cidade

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Clichê pra que?
André - 13 dezembro 2009 - 23:39
Inauguro aqui uma nova série: o "Clichê pra Que?". O objetivo, além de encher linguiça em algum fim de semana onde eu não tenha assistido nenhum filme, é analisar a forma como os clichês se inserem nas narrativas fílmicas, como isso interfere na sociedade e como DIABOS podem ser evitados.

Daltonismo explosivo
O que é: Sempre que alguém precisa desarmar uma bomba, fica em dúvida se corta o fio vermelho ou o fio azul, criando a "tensão" de que eventualmente tudo vá pelos ares (as cores dos fios podem variar; a estrutura, não). A exceção da regra é uma cena em Máquina Mortífera 3 que pode ser descrita como "Roger, pega o gato!".
Possível origem: Todos os roteiristas de Hollywood faltaram à ultima aula de desarmar bombas pra conseguirem assistir Star Wars na pré-estréia.
Solução: Criar um vilão que faça bombas com todos os fios da mesma cor.

Protagonista impetuoso
O que é: Contrariando todas as opiniões de todos os especialistas em qualquer assunto que apareça na trama, o mocinho age com a ADOLESCÊNCIA na superfície, fazendo o que der na telha porque o seu "instinto" manda - mesmo que Deus venha à Terra e diga "não faz isso, brôu".
Possível origem: Os roteiristas nerds gostariam de ser corajosos e impetuosos para impressionar mulheres. Como não são capazes, criam suas personagens com essas características. E continuam sem impressionar as mulheres.
Solução: Colocar o vilão da "solução" acima pra enfrentar um protagonista impetuoso, obrigando este a cortar um fio de bomba "no instinto".

Pequenos momentos, grandes insights
O que é: Um detetive, ou médico, ou policial, ou algo assim, precisa resolver um caso. Então ele passa e repassa os dados, faz simulações no computador, procura no Google, tudo em vão. Aí o sujeito vê uma pessoa mastigando DAMASCO e, subitamente, todas as peças do quebra-cabeça se encaixam.
Possível origem: Falta de confiança dos roteiristas na inteligência da platéia. Como assim alguém resolveria um caso apenas PENSANDO e INVESTIGANDO sobre ele? Que mundo é esse? Tem que ter uma ação bacana do além nessa jogada! Como se já não bastasse um presidente negro...
Solução: Utilizar mais o Word e menos o Photoshop na hora de brincar de fazer cinema.

Paixão corrida
O que é: Em uma comédia romântica, sempre que um casal briga no terceiro ato, um deles está em vias de viajar para PLUTÃO, onde ficará impossibilitado de qualquer contato até o FIM DOS TEMPOS. Isso faz com que o outro saia correndo pela cidade em algum momento - uma cena que fatalmente será colocada no trailer - para impedir que o amor de sua vida cometa tal deslize.
Possível origem: Roteiristas que desconhecem completamente os conceitos de amor, relacionamento, TELEFONIA CELULAR, GLOBALIZAÇÃO, INTERNET e DDI.
Solução: Fazer com que, na pior das hipóteses, o(a) protagonista ligue para o aeroporto e denuncie uma ameaça de bomba, garantindo que nenhum avião vá decolar e evitando a correria. Com sorte, haveria realmente uma bomba lá. Com mais sorte, ela teria dois fios de cores iguais. Com MUITA sorte, um protagonista impetuoso diria pro esquadrão antibombas "deixem comigo, eu já desmontei um relógio uma vez, é quase a mesma coisa". Infelizmente, teria um detetive pra investigar tudo.

Marcadores:

Comentários: 5