uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
A maior ideia de todos os tempos
Mulheres em chamas
Lua Nova, filme minguante
Análise de comportamento no caso da UNIBAN
Envelheço na cidade
Uísque duplo
Curtas
hit where it hurts
Série Alta Jogabilidade
Mudando o script

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Destruição e diversão em massa
André - 29 novembro 2009 - 21:49
2012
3/5

Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Roland Emmerich e Harold Kloser

Elenco
John Cusack (Jackson Curtis)
Amanda Peet (Kate Curtis)
Chiwetel Ejiofor (Adrian Hamsley)
Woody Harrelson (Charlie Frost)

Indignado com os protestos pela liberação do bronzeamento artificial, o sol manda umas partículas estranhas pra Terra. Isso faz com que o núcleo da nossa bolinha azul fique descontroladamente bêbado (aliás, a culpa é sempre do núcleo. Ele é o regime nazista dos filmes-catástrofe. Mas divago) e comece a atirar placas tectônicas pra todo lado à revelia. Enquanto isso, acompanhamos uma família tentando fugir da catástrofe e, no processo, curar suas próprias feridas (essa frase ficou profunda. Muito mais do que o drama familiar no filme, podem acreditar).

Nem Bin Laden, nem Carlos Chacal, nem Celso Roth: o terrorista mais procurado pelo FBI devia ser Roland Emmerich. Após dar um chute nas bolas da Terra em Independence Day e derrubá-la no chão em O Dia Depois de Amanhã, o diretor agora veio pra finalizar o planeta com este 2012. A escala de destruição gigantesca faz com que os ataques às torres gêmeas pareçam uma partida de gamão. É uma sucessão vertiginosa de CGI e maquetes sendo esmagadas - e o fato de ser uma série de "catástrofes naturais" permite que a galera utilize terremotos, vulcões, tsunamis, etc. É como uma criança cheia de açucar no sangue tendo uma cidade de miniatura pra brincar.

Entretanto, o manual do roteiro Hollywoodiano diz que tem que haver drama, e emoção. Aí da-lhe a enfiar cenas de pessoas se despedindo, chorando, câmera lenta, tudo isso sem nenhum carisma. São tentativas completamente apelativas de fazer o espectador se importar com alguém, quando, na verdade, todos os núcleos dramáticos possuem a força de uma Itaipú. Só o John Cusack consegue se salvar, com seu excelente timing cômico e sua espantosa capacidade de tornar um protagonista absurdo em uma pessoa crível. O resto é recauchutagem de outras películas onde os efeitos eram mais importante do que as personagens. Temos, por exemplo, a criança que chama o pai/mãe pelo nome (sério, vocês já conheceram alguém assim?), a criança que possui uma certa obsessão com algo irrelevante ("vamos dar uma tara por chapéus à uma das protagonistas, isso deve torná-la mais HUMANA"), o idealista que faz o discurso emocionado no final (no caso, um doutor provavelmente formado em CIÊNCIAS DISNEYCAS), o político malvado e gordo (jamais subestime o poder de ameaça de bochechas), e por aí vai. No meio de ondas gigantes, não há espaço para profundidade.

E por falar em ondas, é impressionante não apenas a qualidade dos efeitos especiais, mas também a capacidade que Roland Emmerich tem de destruir tudo sem pudor nenhum. Desde a sequência do trailer fugindo do vulcão, até uma arca de noé eletrônica batendo no Everest, passando pelos aviões atravessando nuvens de cinzas, tudo é colocado em uma escala gigantesca, sem com isso soar falso. A primeira das grandes sequências, onde John Cusack dirige alucinado uma limousine enquanto a cidade PEDE PRA SAIR e vai se destruindo sem sentido nenhum, é digna de receber um mosaico em um estádio de futebol. Tensa, frenética, liga todos os atributos AVENTURESCOS no nível 99, chegando perigosamente perto de fazer a própria tela de projeção e o cinema onde o filme está passando beijarem o solo.

O único porém com relação às cenas de ação é que a partir da metade elas deixam de impressionar tanto e tornam-se até relativamente burocráticas. Devia existir uma linha de grandiosidade, passando das rachaduras no chão até a destruição absoluta, para que o espectador ficasse sempre apreensivo com relação ao que está por vir. Digo, não existe muita coisa que vai arregalar os olhos de alguém que acabou de ver a cidade de Washington levar uma VACA de uma onda gigante. Ainda assim, esse fetiche pela tragédia que todos temos torna a experiência assaz divertida, principalmente quando conferida na telona (imagino que, no dvd, o filme deva passar de 2012 pra apenas 12).

Ah, e uma dica: prepare-se para sair rápido da sala. Com tanta água indo e voltando ao longo do filme, é inevitável a vontade de tirar água do joelho. E as filas do banheiro acabam sendo maiores do que as ondas de 1.500 metros que aterrorizavam a humanidade até alguns minutos antes.

Marcadores:

Comentários: 6