uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Rimas Ricas
About a singer
Saúde!
Waiting for the rapture
Quando a coisa fica preta
Tiroteios, fugas, garotas e fotografia
Soccer S.A.
De doenças
Geléia meio sem gosto
Curtas

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Ação sem comando
André - 09 agosto 2009 - 22:49
G.I. Joe - A Origem de Cobra (G.I. Joe: The Rise of Cobra)
1/5

Direção: Stephen Sommers
Roteiro: Stuart Beattie, David Elliot e Paul Lovett

Elenco
Em algum lugar ali no meio da computação gráfica

Com o sucesso de Transformers 1 e 2, a fabricante de brinquedos Hasbro resolveu levar os famosos Comandos em Ação pra telona também. Então alguém sacou da cartola TRÊS roteiristas, que criaram uma história genial envolvendo nanotecnologia e a dominação do mundo e, claro, um generoso buffet de efeitos especiais (o título do filme devia ser CGI JOE, a propósito).

Na primeira cena do filme já somos informados do que vai acontecer nas duas horas subsequentes: nada de interessante. Porque G.I.Joe faz parte daquela leva de produções cuja campanha de marketing é REALMENTE mais importante do que a história, já que ninguém, em sã consciência, conseguiria sair do cinema sem arrancar as poltronas e jogar na tela durante a projeção. A única forma de chamar a atenção da gurizada é com uma campanha bem feita, que já diga para o público-alvo como a película é boa. Tipo aquela história do "Compre Batom", multiplicada por centenas de milhões de dólares investidos em publicidade.

E o que falar da história em si? Bem, ela segue os três atos que constam no manual dos filmes de ação: no primeiro, conhecemos os mocinhos DESCOLADOS e DURÕES, ainda que eventualmente COMEDIANTES SEM GRAÇA, e descobrimos que o fato deles não terem conseguido realizar uma missão é o suficiente para os colocar na melhor equipe do mundo (os G.I. Joe, não o Barcelona); no segundo, os mocinhos encontram outras pessoas DESCOLADAS E DURONAS, ainda que eventualmente COMEDIANTES SEM GRAÇA, e realizam suas primeiras missões com ajuda de computação gráfica DESCOLADA e DURONA; no terceiro, toda a galera vai pro confronto final com os vilões DESCOLADOS e DURÕES, ainda que eventualmente COMEDIANTES SEM GRAÇA, em um lugar DESCOLADO E DURÃO criado pelo photoshop e onde metade do orçamento do filme foi depositado. Eventualmente tudo vai abaixo, os mocinhos DESCOLADOS e DURÕES beijam as mocinhas DESCOLADAS e DURONAS e fica o gancho pra uma possível sequência DESCOLADA e DURONA.

O que acontece é que, mesmo dentro de uma estrutura pré-concebida, um filme pode ser original e divertido (a franquia Onze Homens e um Segredo está aí para provar a tese). Só que G.I. Joe possui uma profundidade de ZORRA TOTAL em todos os seus aspectos cinematográficos, levando uma pessoa a acreditar que havia um grande buraco negro sugador de criatividade durante a produção. Do elenco tão expressivo quanto uma entrevista de jogador de futebol até os aspectos técnicos de qualidade CARNAVALESCA, a película falha miseravelmente. Tudo bem que as "reviravoltas" da história sejam previsíveis, mas quando o espectador consegue antecipar o que vai acontecer nas sequências de ação, há algo errado. Tudo bem que flashbacks são um recurso muitas vezes necessário, mas quando a único contribuição que eles conseguem fazer é na ENFADONHICE da trama, há algo errado. De fato, pra um filme de ação com muitos tiroteios e explosões (tudo, absolutamente tudo explode, incluindo aí a cabeça do espectador), G.I. Joe não acerta uma - e quando uma película se promove através de seus efeitos especiais, sendo que o nível de realismo destes se aproxima bastante da definição "Playstation 2", há algo MUITO errado.

O pior é que os bonecos dos Comandos em Ação, as naves que se uniam pra formar bases ou que abrigavam veículos menores, a diversidade de personagens, o visual legal de grande parte deles, tudo isso estava à disposição do diretor. Com o apelo saudosista que esses brinquedos têm com uma parcela do público, somado ao apelo que qualquer filme com efeitos especiais têm junto aos adolescentes, dava pra iniciar uma longa e divertida franquia. Mas parece que sobrou ação e faltou comando para imprimir um mínimo de noção à película. E a produção provavelmente vai ficar tão esquecida quanto aqueles bonequinhos que estão no fundo dos nossos baús.

Marcadores:

Comentários: 0