uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Saúde!
Waiting for the rapture
Quando a coisa fica preta
Tiroteios, fugas, garotas e fotografia
Soccer S.A.
De doenças
Geléia meio sem gosto
Curtas
Evolução
Sem brincadeiras

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
About a singer
André - 02 agosto 2009 - 23:42
Kurt Cobain: Retrato de uma Ausência (Kurt Cobain: About a Son)
4/5

Direção: AJ Schnack

Elenco
Kurt Cobain (Narrador)

Uma tentativa de captar a figura do líder do Nirvana, aproveitando material das vinte e cinco horas de gravação de uma entrevista que ele fez com o jornalista Michel Azerrad.

Ao longo dos noventa e seis minutos de documentário, imagens de Kurt Cobain e do Nirvana devem aparecer por, no máximo, dez ou vinte segundos. Seja por escolhas dos autores, ou porque Courtney Love mantém os direitos sobre imagens e músicas da banda trancafiados, o filme é praticamente todo composto por cenas que não possuem nenhuma ligação direta com o assunto. Como um grande videoclipe - só que, ao invés de apenas canções, temos como guia uma narração em off do próprio Cobain.

E, ainda que não seja um documentário "tradicional", o diretor consegue manter uma linearidade na edição do áudio. Kurt Cobain começa falando de sua vida na pequena Aberdeen, passando pela vida de BOÊMIO (leia-se "vagabundo") em Olympia e finalmente a mudança pra famosa Seattle. À medida que a conversa vai se desenrolando, muitas vezes contando com intervenções do próprio jornalista, o diretor, com sucesso, busca imagens que de certa forma tenham o mesmo tom do momento (quando Cobain fala de mudanças de cidade, por exemplo, é comum ver sequências de carros em movimento ou paisagens sendo deixadas pra trás). Isso tudo cria uma atmosfera quase poética, ainda mais com a trilha sonora escolhida a dedo, que inclui bandas como Queen, Creedence, Stooges e por aí vai.

A informação se concentra toda nos depoimentos de Kurt Cobain. E enquanto ele discorre sobre seus sonhos, suas opiniões, seus medos, seus traumas, o espectador vai conhecendo um pouco daquela figura mítica que foi embora tão rápido quanto surgiu. Não há assuntos proibidos, e as discussões passam tanto pela banda e seus integrantes como pela relação dele com sua esposa. Pessoalmente, senti falta de uma aproximação maior quanto à criação e o lançamento do disco Nevermind, de longe o mais importante da banda - talvez tenha sido uma restrição do próprio músico, mas ainda assim deixa um certo vácuo na história.

O Nirvana apareceu meteoricamente em uma era pré-internet. Não havia muito o que descobrir a respeito da banda, a não ser suas músicas, em discos que marcaram a história da cultura pop. Kurt Cobain: Retrato de uma Ausência não vai resolver nenhum mistério, apenas enquadrar um pouco mais de perto a imagem do líder do Nirvana. Torná-lo menos mítico e mais humano. E, nesse processo, quem sabe o próprio espectador não possa fazer da experiência toda uma espécie de reflexão sobre si mesmo.

Marcadores:

Comentários: 2