uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Tá no ar
i wish i felt nothing
Estereótipos
Na torcida
esses dias
Se beber, assista
O Especialista
Sobre anões e boleiros
2008 + 2009
Woodstock 2.009

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Qualidade nas alturas
André - 06 setembro 2009 - 21:49
Up - Altas Aventuras (Up)
5/5

Direção: Pete Docter e Bob Peterson
Roteiro: Bob Peterson

Elenco
Ed Asner (Carl Fredricksen)
Jordan Nagai (Russel)
Christopher Plummer (Charles Muntz)

Um senhor na melhor idade[/publicidade], pra não ser jogado em um asilo, resolve literalmente mandar tudo pelos ares - o sujeito enche a casa de balões e sai voando com ela até a América do Sul, tentando realizar um sonho de sua falecida esposa. Só não contava com um escoteiro que pegou carona sem querer, e agora vai fazer a adrenalina da viagem SUBIR.

Antidopping na Pixar já! Lá se vão quase quinze anos desde o primeiro Toy Story (com toda a algazarra em torno do lançamento, por ser o primeiro longa-metragem 3D), e o braço tridimensional da Disney continua estuprando a expressão "difícil é se manter no topo": embora não atinja o grau de GOL DO TITULO AOS 46 DO SEGUNDO TEMPO visto em Wall-E, Up é uma produção que esbanja qualidade, criatividade, inspiração, diversão, e tantos outros ade's e ão's. É assaz empolgante como o filme foge dos caminhos óbvios, lançando na tela situações e personagens que não apenas movem a história para a frente, mas cativam o espectador (assim que encontrar pra vender, vou comprar um daqueles PAVÕES VITAMINADOS que aparecem). O destaque, claro, fica pra relação entre Carl (o idoso) e Russel (o escoteiro bonachão), que cria uma dinâmica própria dentro do esquema "velho rabugento mas com coração de ouro" e "garoto irritante que acaba conquistando a platéia e o velho rabugento". E é uma dinâmica que dá muito certo.

Tecnicamente, Up é impecável, digno de uma caixa de cerveja gelada na beira da praia. A preocupação com os detalhes (a barba de Carl vai crescendo aos poucos ao longo da projeção), a composição das cenas, a utilização das cores (os milhares de balões deixam aquelas propagandas nonsense da Sony comendo poeira), as feições das personagens, tudo parece ter sido trabalhado com carinho e dedicação inabaláveis. E o melhor é que convergem para uma história concisa, onde os elementos se encaixam na ordem certa, no lugar certo, transitando entre humor, drama e aventura com a facilidade de um Dunga enfrentando a Argentina.

Como se não fosse o suficiente, a animação consegue tratar com elegância um assunto delicado (ainda mais considerando que é um filme "pra crianças"). Pois Up também lida com questões como a perda de pessoas especiais, a frustração diante de sonhos não conquistados, a solidão. E o faz de forma comovente e otimista, criando uma mensagem bonita e acessível a qualquer público, seja ele um Russel ou um Carl.

Portanto, se em determinados momentos da projeção tu sentir que as lágrimas estão querendo escapar pelo cantinho, não se envergonhe: diga apenas que foi uma PIXAR que caiu no seu olho e siga em frente.

Marcadores:

Comentários: 3