Temporada 06, Episódio 14 Após uma semana de ausência, LOST voltou dramático, DEBILITADOR - recomendo tirarem as crianças da sala antes de começarem a ler o texto. Que começa com Jack acordando na Ilha Hidra (onde estão Widmore, os losties, enfim, toda a patota) ao lado de Sayid e Locke Fumacê. Descobre que a galera toda lá foi presa pelo Widmore, e então eles arquitetam um elaborado plano de resgate: Sayid desliga a energia, Locke vira aquele CHUVISCO DE TV SEM SINAL e toca o terror nos guardas e Jack, sendo um cirurgião, fica incumbido de inserir a chave corretamente na fechadura e girar. Ele faz isso, e todo mundo liga o sebo nas canelas, e eles saem serelepemente floresta afora enquanto seu lobo não vem. Enquanto isso, Locke CO2 chega no avião e manda os guardas de encontro a Elvis, dá uma vasculhada no bagulho e acha uma bomba plantada lá pelo velhinho Widmore. Após desarmá-la, o Fumacê simplesmente a guarda na mochila, o que não é tão estranho, considerando que, na condição de um estado gasoso da matéria, ele sequer precisa de mochila. Enfim. No momento em que os losties chegam lá, ele explica a situação, diz que o avião não é seguro, fala alguma coisa sobre um tal de Osama e toca a matilha na direção do submarino.
Na realidade alternativa, Jack, curioso e interessado em fofocas como sempre, investiga a vida de seu paciente, o Locke não-fumaça, e aos poucos os dois vão se conhecendo, e fatalmente um deles colocará estrelinha de fã do outro no Orkut. Mas Jack também encontra de novo Claire, e descobre que ela estava no vôo, assim como Bernard (dentista que ele foi consultar na investigação Lockiana), e começa a ficar com a pulga atrás da orelha nessa história toda. Jack ainda oferece a Locke uma cirurgia pra arrumar a espinha dele, mas Locke recusa, porque isso o torna uma personagem PROFUNDA e MISTERIOSA.
De volta à Ilha, a gandaia corre solta quando os losties (vamos contar: Jack, Sawyer, Kate, Sayid, Claire, Jin, Sun, Hurley, Lapidus e Locke SMOKE ON THE WATER) chegam até o submarino, e metade dessa galera se manda pra lá e domina a situação com facilidade. Antes do resto se juntar a eles, Locke Fumacê veste sua mochila em Jack, que não percebe que isso não faz SENTIDO NENHUM e é obviamente uma maracutaia. Então chega um pelotão Widmoriano, tem um tiroteio mal coreografado, Kate é penetrada (calma) por uma bala, Jack literalmente dá um caldinho no Locke CO2 jogando ele pra água, e a turma invade de vez o submarino, deixando apenas Locke e Claire de fora.
Ao ver isso, Claire entra na TPM absoluta e sai chilicando, mas Locke Fumacê segura ela e diz misteriosamente "você não queria estar naquele submarino". Dentro do submergível, Jack abre a mochila e vê a bomba com o timer acionado. Entra uma trilha tensa. Eles confabulam por alguns segundos sobre a decisão a ser tomada, até que Sayid informa a Jack que Desmond está em um poço na Ilha e que o doutor precisará dele. Por que Sayid faz isso? Porque logo depois o iraquiano pega a bomba e PICA A MULA pro outro lado do submarino, onde ela explode, e a viagem deles vai literalmente por água abaixo. Como a água invade alucinadamente o local, Hurley tira rapidinho a Kate de lá. Jack e Sawyer ficam pra ajudar Jin a soltar Sun, que ficou presa em uma estrutura feita de metal e drama. Mas logo Sawyer bate a cabeça e desmaia, e o doutor tira ele de lá, deixando os dois orientais sozinhos. Sun grita pra Jin ir embora, mas ele emula Leonardo DiCaprio em Titanic e diz que não vai deixá-la. Então a água invade de vez.
Chegando à praia, os quatro sobreviventes (Jack, Sawyer, Kate e Hurley) choram a morte dos companheiros (Lapidus, Sayid, Jin e Sun). Ainda lá no cais, Claire pergunta a Locke Fumacê se todos morreram. Ele diz que ainda não, e sai com cara de mal, e olha hipnótico, e a australiana pergunta onde ele vai, e ele fala com entonação maléfica "terminar o que comecei", e daí simplesmente acaba o episódio. Marcadores: LOST |