uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Mostra, cinema, São Paulo
Manhã de sábado.
É tudo balela!
É ferro na boneca pós-apocalíptica
Ser criativo, mas sem perder o formulismo jamais
Falta de Identidade
Breve análise dos últimos livros que li
Onde questiono o mundo a respeito das bulas
Outro furo do fajuto Ranking da CBF
Eu sinto falta das lagartixas

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
De smartphones e banheiros
André - 05 novembro 2012 - 23:15
Schopenhauer, um dos nomes proeminentes e talentosos surgidos na Alemanha ao longo da história - ao lado de sujeitos como Nietzsche, Einstein e SCHWEINSTEINGER -, tocava o terror nas pessoas que liam demais, com frequência estonteante, sem dar sequer um suspiro entre um livro e outro. Para o velho SCHOPE, essas pessoas não possuíam pensamentos próprios; ficavam saltando de um lado para outro em busca dos pensamentos de OUTRÉM, evitando aquilo que é chamado de "ócio criativo" e que permite a você ter um insight para chamar de seu.

O mesmo se aplica a esses aparelhos pequenos, comunicáveis e touchscreen que chamamos de "telefones inteligentes", mas em inglês, porque daí parece que eles são ainda melhores, já que tudo em inglês é melhor. Eles permitem que a gente passe o tempo todo conectados, assimilando informação, indo atrás da nova sensação tosca da internet, porque aparentemente só as coisas toscas fazem sucesso no mundo virtual. Parece que cada vez mais diminui o espaço reflexivo, onde a pessoa fica a sós com as ideias e revira elas, descobre quais prestam e quais não, junta duas para formar uma, enfim, para um segundo para prestar atenção aos seus próprios pensamentos - uma das principais funções exercidas pelo banheiro ao longo dos séculos (não à toa Arquimedes deu o famoso grito de "eureka" quando estava em um banheiro).

Não que eu não aprecie toda a tecnologia dos smartphones e as melhoras que eles trouxeram para a sociedade (tem um aplicativo, por exemplo, que mostra todos os jogos de futebol do dia em várias ligas de diferentes países), não é isso. Apenas me parece que, por algum motivo, surgiu a convenção de que estar sempre conectado é melhor do que não estar conectado. Às vezes é bom dar um tempo: pensamentos confusos começam a tomar forma, ideias vão sendo construídas, e pode-se acabar com um novo projeto, uma nova solução, talvez até mesmo um novo caminho. Na pior das hipóteses, um post novo no blog.
Comentários: 2