uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
É ferro na boneca pós-apocalíptica
Ser criativo, mas sem perder o formulismo jamais
Falta de Identidade
Breve análise dos últimos livros que li
Onde questiono o mundo a respeito das bulas
Outro furo do fajuto Ranking da CBF
Eu sinto falta das lagartixas
saudade
pensamentos modernos - a epidemia dos carros
A seleção brasileira das Olimpíadas

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
É tudo balela!
Anônimo - 03 outubro 2012 - 23:18
Esse negócio de "Campeonato Brasileiro é o melhor do mundo" porque "é o mais disputado" é tudo balela.
Se você observar o mapa da Europa, vai perceber que o continente cabe dentro do território do Brasil umas 2 vezes. Talvez daí tenha surgido essa mania de grandeza, vai saber.

Contudo, isso nos permite comparar países europeus aos nossos estados. Não quero aqui comparar a grandeza de equipes dos campeonatos inglês, espanhol, italiano, alemão, português, etc.. com o que nós temos nos estaduais tupiniquins, mas sim é possível traçar um paralelo sobre a competitividade, o nível de disputa.

Quais times ganharam o Campeonato Paulista de Futebol nos últimos anos além do Corínthians, do São Paulo, do Santos e do Palmeiras? Dois. O São Caetano em 2004 e o Bragantino em 19.... 90! Não dá pra dizer que tem tudo a ver com o Campeonato Inglês, por exemplo? Quais times ganharam o "Inglesão" nos últimos anos fora o Arsenal, o Manchester United e o Chelsea? -  e tem também o Liverpool que está na fila a bastante tempo, mas tem 18 títulos na prateleira - Pois é: dois! O City, que ganhou o último, e o Blackburn, isso lá em 1994.

Não fosse um título que o Palmeiras levou em 2008, eu ia compará-lo ao Liverpool...
E na Itália? É sempre Milan, Juventus e Inter.. parece Campeonato Carioca!!

Se você comparar, vai perceber que as coincidências são visíveis. Mas é aí que aparece a diferença, o que justifica a primeira linha desse post. Já imaginou o Barcelona jogando o Campeonato Brasileiro? Vai dizer que não ia ganhar?

O que o pessoal esquece é que, numa escala de 1 a 10, nossos times são média 7. Isso mesmo, média 7! Muitas vezes disputando estaduais com times média 3 ou 4, e olhe lá. Essa mesma diferença de médias se vê nos Campeonatos Espanhol, Italiano, Inglês, Alemão... só que lá esta diferença de 3 pontos de média se faz entre equipes nota 9, ou 10 às vezes, contra times 6 ou 7.

Existisse um campeonato europeu de pontos corridos, todos os anos, tenho certeza que teríamos diversos times brigando pelo caneco. Por isso eu digo aos comentaristas de plantão: é tudo balela!!

Marcadores: , ,

Comentários: 1