uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Humano demais
Sobre blogs IV
Do Carilho
Na Geral
O mal do século XXI
Is there a time for keeping your distance?
Faça mau feito
Mais uma vez
Ah, esses publicitários...
Quem é que manda nessa zona?! e outros comentários

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Sobre blogs V
Kleiton - 12 setembro 2007 - 16:52
Interesse em comum + falta de assunto + um pouco de preguiça = post parecido com o do Leandro.

1. Um aspecto muito discutido a respeito dos blogs é a credibilidade das informações. Qual é a sua opinião sobre isso?

"Acho que credibilidade não é algo que se possa esperar ou exigir dos blogs, porque eles não tem o compromisso de verificar as informações que publicam."

Concordo com o Leandro, e é exatamente por isso que não busco informação em blogues. Como já falei no questionário anterior, acho que os blogues se prestam muito bem para apresentar diferentes opiniões, e só. Tanto que hoje em dia as notícias continuam sendo geradas - na sua maioria - pelos grandes conglomerados de mídia, e não por blogueiros. O blogue vai participar com a discussão posterior, auxiliando as pessoas a formarem seu próprio ponto de vista.

2. Na sua opinião, quais os aspectos positivos e negativos em um blog?

Positivo: possibilidade de dar voz a qualquer pessoa que tenha (1) um pouco de inteligência, (2) acesso a um computador e à internet e (3) alguma coisa a dizer.

Negativo: às vezes, o primeiro quesito dos aspectos positivos não é - nem parcialmente - preenchido. Muitas vezes, diga-se de passagem.

3. Você procura conhecer que é o(s) autor(es) do(s) blog(s) que costuma ler? Ou isso não é importante para você?

Não é importante. Como o Leandro falou, só o que importa, no final das contas, é o conteúdo.

4. O que leva você a comentar um post? Você faz muitos comentários no(s) blog(s) que lê?

Normalmente utilizo os comentários como uma estratégia sórdida para divulgar o próprio Cataclisma14. Mas só costumo comentar se tenho algo a adicionar sobre o assunto discutido. Coisas como "Muito legal seu blog, visita o meu!" são ridículas. É muito mais repelente do que atrativo.

5. Na sua opinião, um blog precisa de muitas atualizações diárias? Ou isso não é um aspecto importante?

Cada blogue é um blogue, não há regra. A tendência é que muitas atualizações diárias tornem o blogue superficial demais, então prefiro aqueles que, mesmo sem atualizar com altíssima freqüência, aprofundem um pouco mais o assunto do qual tratam. Como já falei, o que me atrai são opiniões.

6. Qual a importância dos links nos textos dos posts? Você costuma acessar as outras informações que o autor do blog disponibiliza? Você acha isso importante?

"Acho importante saber de onde o autor do blog retirou os dados ou idéias que ele está publicando, para se ter mais informações e detalhes sobre o assunto."

Concordo plenamente com o Leandro. Se eu visito a fonte, eu posso ter a minha própria opinião sobre o assunto do qual o autor fala, e contrastá-la com a opinião dele. Além disso, não podemos esquecer que a hipertextualidade é uma das "almas" da internet. Os links estão aí para serem usados.

"Penso que os links nos textos aproximam o blog dos fatos e da realidade, o que enriquece seu conteúdo e o torna mais relevante - mesmo que não se clique em todos os links indicados."

Isso se chama "concretude", é uma estratégia narrativa, e aprendemos nas disciplinas de Comunicação em Língua Portuguesa I, II e III. Ah, bons tempos aqueles.

7. Como você vê o futuro dos blogs?

Já expressei minha posição nos comentários do post anterior do Leandro.

8. Existe algum outro aspecto sobre os blogs que você ache importante comentar?

Acho que um aspecto importante é a possibilidade de formação de comunidades entre blogues - por unidade temática, por afinidade entre os autores ou por proximidade geográfica, tanto faz. Apesar de parecer paradoxal, oferecer algumas outras opções interessantes para o seu leitor é uma técnica interessante para cativá-lo. E a criação de uma comunidade cria identificação, e acaba atraindo ainda mais leitores.

---

Marcadores:

Comentários: 1