uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Especialização
Publicidade Portuguesa
Sem Referência
Profissão: Perigo
Globalização
Lenda Urbana
Circo aéreo midiático
Polegadas
Finalmente Saiu
Coincidência

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Sobre blogs
Leandro Corrêa - 10 julho 2007 - 17:00
Olá, Leandro.. tudo bem?
Bom, antes de mais nada, devo me apresentar. Meu nome é Camile, moro em Curitiba e comecei a frequentar o blog do Tiago Dória em meados do ano passado. Não sou daquele tipo de leitora assídua ou que comenta mas, vendo como os blogs explodiram [...], resolvi fazer meu Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo sobre os blogs e o jornalismo. Vi que você, além de comentar no blog do Tiago, possui um também. E o que gostaria de saber é se posso fazer algumas perguntas, e talvez, manter contato contigo até final de agosto, mais ou menos, quando devo terminar a minha análise. Tenho algumas questões iniciais e sei que irão surgir mais ao longo desses próximos dois meses. Se você puder me ajudar, ficaria muitooo agradecida.
Muitooo obrigada desde já!!!
Um abraço, Camile.

1. Por que você procura um blog? O que te interessa em um blog?

Leandro: Bom, antes de mais nada, blogs são feitos por pessoas. Pessoas que tem opiniões, pessoas que tem suas vivências, experiências, etc. E pessoas que, como eu, navegam pela internet e encontram coisas legais.
Geralmente elas postam tudo isto em seus blogs, e é isso que me interessa. Ler blogs é como encontrar atalhos para conteúdos e lugares interessantes na internet.

2. Quais blogs você costuma ler?

Leandro:
- Cataclisma 14 - blog coletivo
- Tiago Dória Weblog
- Viu Isso?
- Smashing Magazine
- Meio Bit
- Versão TXT

3. Como você vê o autor do(s) blog(s) que você costuma ler? Qual a relação de proximidade que você tem com eles?

Leandro: Depende. O Cataclisma 14, que leio todo dia, é um blog coletivo que tenho com meus amigos mais próximos. Gosto do Tiago Dória como blogueiro "assíduo", do Michel Lent, do Viu Isso, como profissional web a se admirar, e do Fábio Seixas, do Versão TXT, como um empreendedor web no Brasil que deu certo -- mas não os conheço pessoalmente.
Os autores do Meio Bit e do Smashing Magazine eu nem sei quem são, mas seus blogs são para mim ótimas referências sobre tecnologia e webdesign.

4. Porque você começou a publicação do seu blog? Quais seus objetivos com o seu blog?

Leandro: Como eu disse, o Cataclisma 14 não é apenas meu. Eu e meus amigos começamos a postar sem muito compromisso, apenas como uma forma de registrar nossas vivência em turma na faculdade, em festas, viagens, shows, etc. Ainda é essencialmente um blog de amigos.

Nosso objetivo, hoje, é tentar ganhar algum dinheiro com ele, nem que seja tirar só uns 30 reais por mês pra pagar uma hospedagem decente em outro lugar que não o Blogger.

5. Como você vê o futuro dos blogs?

Leandro: Não sei. A grande maioria dos blogs hoje são sobre bobagens. Talvez sobrevivam somente os blogs com conteúdo realmente interessante. Não acho que vá substituir o Jornalismo tradicional como dizem, mas sim concorrer cada vez mais com sua audiência.
No meu caso, vejo o blog também como "fonte oficial" de informações minhas na internet; tudo que está ali é comprovadamente de minha autoria, assim como tudo que está no meu perfil do Orkut, por exemplo. Enfim, acho que é por aí...

---

Respondi esse questionário faz um mês. Essa Camile respondeu ontem dizendo que está terminando a fase de "fundamentação e análise" do TCC, e logo mais retornará com as entrevistas. Não tenho mais detalhes do trabalho dela, mas é interessante que sempre relacionam blogs e jornalismo em trabalhos acadêmicos.

Minhas respostas e opiniões sobre o assunto estão aí. E vocês, o que acham?

Marcadores:

Comentários: 5