uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Finalmente Saiu
Coincidência
Volantes
Chinese Gold Farmers
Tá tudo interligado (cc)
Não é um celular
Piada interna
O pop não poupa ninguém
Propaganda Enganosa
Quero minha música

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Polegadas
André - 06 julho 2007 - 01:03
Clube da Luta foi um fracasso nos cinemas: com um orçamento de US$ 90 milhões, arrecadou apenas cerca de US$ 37 milhões. No entanto, quando foi lançado em DVD, deu certo alívio aos produtores recuperando os dólares perdidos - ou seja, nesse caso a venda do disco foi mais lucrativa do que a bilheteria.

A real é que o DVD tornou-se um bem de consumo muito desejado, sendo utilizado como "arma" por muitos estúdios para garantir aquela grana a mais - o diretor de Superman - O Retorno, por exemplo, filmou cenas que foram planejadas para ser incluídas apenas na versão do disquinho. Some-se aos atrativos a mais o fato de que muitas pessoas queriam ter uma dvdotéca em casa (como eu), estão se esforçando para isso (como eu) e matariam alguém para ter o box do Poderoso Chefão (como eu), e pronto: um mercado promissor e de fácil alcance.

No entanto, há uma diferença: assistir um filme em casa não é a mesma coisa que assistir no cinema. Ponto final.

Por que isso? Porque sim. Sei que as pessoas vivem discutindo qual é o melhor, mas a maioria dos argumentos pró-DVD se refere ao fato dos contratempos de sair de casa (estacionamento, fila pra ingresso,violência, etc...), e não aos atributos do produto propriamente dito. Vamos lá, "DVD tu assiste confortavelmente em casa!" não é exatamente um argumento.

Ah sim, tem aquele amigo rico que tem o telão de oitenta polegadas, o home theater, o sofá confortável, a sala com iluminação adequada, etc... Só que isso não importa, porque ele também tem os familiares, o cachorro que late, o vizinho que grita gol, o telefone, a TV do quarto no volume mais alto e, principalmente, a possibilidade de parar o filme.

Quando o cara está no cinema, cria-se um ambiente, um clima. Tudo ali se propõe a fazer com que a pessoa esqueça a vida real e seja envolvida pela projeção - não é só o tamanho, mas também a atmosfera livre de interferências do cotidiano. Se eu estiver em casa assistindo em um projetor enorme e me der vontade de tomar refrigerante, posso congelar a imagem e pegar um. No cinema, eu compro antes de entrar na sala de projeção - pois enquanto a película está passando, estou concentrado no que acontece na tela, e não fora dela. Não vou ter vontade de comprar uma latinha de Sprite enquanto os rohirrim descem o morro em disparada pra fechar o pau contra os orcs e salvar Minas Tirith, por exemplo.

Imaginem só assistir a um filme do tipo Coração Valente no cinema. Imaginem só assistir a esse filme em casa (que seja na TV de sessenta polegadas). Agora imaginem só em qual das duas sessões vocês vão ficar com os olhos marejados e sentir uma vontade angustiante de gritar "Freeeeeeeeeeeedom!!!!!!!".

É isso.

Marcadores:

Comentários: 5