uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
A propósito
Pra onde vai a maré - Parte 4
Gritos na Multidão
Say no to "machism"
Cabelos brancos
Pós-trago
Espero que não!
Sem Sal
Al Pacino contra a rapa
Libertadores Blogada

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Quero minha música
Kleiton - 28 junho 2007 - 09:51
Na época (lá por janeiro, se não me engano), dono de um TIM, resolvi, pela primeira vez na vida, comprar um toque pro celular. Depois de navegar por alguns minutos na "loja virtual" deles, encontrei aquela que queria - não por acaso, Vertigo, do U2. Associei tal música ao grupo Cataclisma14, que incluía os membros aqui do blog, e sempre que um deles me ligava, essa música tocava. Na mesma época, editei Black Dog, do Led Zeppelin, no computador, extraí os 30s iniciais, transferi pro celular e o transformei em toque padrão.

Pois bem. Final de semana passado, troquei de celular e de operadora. Me aproveitando de que ambos os celulares - antigo e novo - contavam com a tecnologia sem-fio Infravermelho, comecei a transferir o conteúdo de um para o outro. Satisfeitíssimo, afinal de contas pude transpor sem muita dificuldade quase todo o conteúdo para o novo celular. Quase todo. Isso porque um arquivo estava indisponível para transferência.

Vertigo, do U2. A mensagem era clara: "Arquivo protegido por direitos autorais".

Voltando. Eu entrei na tal "loja virtual" da Tim. Escolhi a música. Paguei por ela, o que, nesse caso, é uma informação relevante. Assim, adquiri deles uma licença para executar um trecho dessa música no celular, afinal de contas o artista não pode sair prejudicado, não é verdade? Mas pelo que me parece, eu só tenho esse direito no celular que efetuou a compra. Ou seja, o direito não é mais meu, mas sim do celular, o que é uma das coisas mais absurdas que eu já ouvi - afinal de contas, o dinheiro que comprou a música era meu, e não da Nokia.

Toda essa história só pra novamente trazer à tona a polêmica do DRM e dos grandes problemas que isso está gerando - e ainda vai gerar - aos usuários de música virtual e, consequentemente, às empresas que oferecem esse produto. Será que é só comigo? Pelo jeito não.

Marisa Monte não canta no seu iPod [completa]

O DRM mal nasceu, e já está agonizando. Isso porque só prejudica quem quer ser honesto e fazer as coisas dentro da "lei". Enquanto o meu lado honesto comprou uma música pro celular e agora não pode aproveitá-la em outro, o meu lado ladrão conseguiu transferir Black Dog sem problemas pro celular novo.

Ladrão? Pelo menos os ladrões do mundo inteiro têm um forte aliado.

[Peço desculpas pelo atraso, mas alguns problemas acabaram me impedindo de postar a coluna ontem]

Marcadores:

Comentários: 5