uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Não sou atleta, logo posto vol IV
Pra lembrar
Você sabe que está velho quando...
Não sou atleta, logo posto. vol III
Royalties
Não sou atleta, logo posto. vol II
Não sou atleta, logo posto
As 7 maravilhas do mundo
The kids are(n't) allright
Ah, publicitários...

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Sobre blogs III
Leandro Corrêa - 17 julho 2007 - 22:48
Só pra ilustrar um pouco mais a relação Blogs x Jornalismo que comecei a abordar semana passada, lembrei-me de um dos episódios descritos no livro "Blog - Entenda a revolução que vai mudar seu mundo", onde o autor Hugh Hewitt descreve uma farsa envolvendo Dan Rather, o âncora do tradicional programa de jornalimo investigativo "60 Minutes", da rede de TV americana CBS (aham, o mesmo do excelente filme "O Informante", com Al Pacino e Russel Crowe; o Dan Rather é tipo o Sérgio Chapelin no Globo Reporter!).

No dia 8 de setembro de 2004, Dan Rather apresentou uma reportagem no "60 Minutes" baseada em documentos que compravavam que, em 1973, George W. Bush recebera advertências de seus superiores no exército, por desobediencia. Algumas horas após a CBS publicar os documentos na internet, os blogs "Free Republic" e "Buckhead" (ambos conservadores, pró-Bush) contestaram sua autenticidade: os documentos não poderiam ter sido datilografados por máquinas de escrever inventadas antes de 1990. Os documentos eram, portanto, forjados.

Mas o bicho pegou mesmo no dia seguinte, quando o Powerline, um blog político de grande audiência, repercutiu a descoberta da fraude em um post sob o título "The sixty-first minute". Ao longo do dia, o Powerline atualizou o post mais de 10 vezes, com contribuições investigativas que recebia de milhares de blogueiros inconformados com o jornalismo tendencioso da CBS. Entre as contribuições, destaca Hewitt:
"Um curso rápido sobre a história e a capacidade das máquinas de escrever; relatos de militares da reserva que tinham utilizado aquelas máquinas; (...) o procedimento militar padrão, que não incluia o uso de memorandos pessoais para o assunto em questão; uma análise comparativa entre assinaturas apostas em memorandos autênticos de Killian [Jerry Killian, superior de Bush na época] e nos falsificados; e assim por diante".
E conclui:
"O impressionante volume de provas, reunido em poucas horas, é assustador. É fenenomal. (...) A blogsfera desmascarou a fraude com uma velocidade e uma objetividade de tirar o fôlego (...). A mídia hegemônica tradicional jamais seria a mesma".
De fato, nos dias que se seguiram, os grandes jornais e canais de TV foram obrigados a reconhecer o eficiente trabalho dos blogueiros, repercurtindo o post "The sixty-first minute" por todo o país, o que abalou a credibilidade da CBS e seu tradicional "60 Minutes". Após duas semanas na corda-bamba, ignorando os fatos e insistindo na veracidade dos documentos, Dan Rather caiu em contradição com as fontes consultadas na reportagem original; sua reputação foi manchada, ele caiu do cargo e se aposentou.

O episódio, que ficou conhecido como "Rathergate" em alusão ao caso "Watergate", assim como todo o resto do livro de Hewitt, demonstra que, pelo menos nos Estados Unidos, os blogs políticos, independente da vertente ideológica (se de esquerda, direita, conservador, liberal, republicano, democrático, etc) desfrutam de grande influência nos meios de comunicação e na opinião pública; apesar de não produzir notícias, eles praticam Jornalismo sim ao servir de contra-ponto e investigar a mídia tradicional.

Ao contrário da brasileira, a postura política da bloguesfera americana é mais madura, porque eles conhecem a internet e os blogs a muito mais tempo. Por lá, o "dar voz aos cidadãos" derrubou Dan Rather, veterano âncora de televisão. Por aqui, salvo raras excessões, blogues excelentes como este, por enquanto, são meramente irrelevantes...

Marcadores:

Comentários: 4