uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Do Carilho
Na Geral
O mal do século XXI
Is there a time for keeping your distance?
Faça mau feito
Mais uma vez
Ah, esses publicitários...
Quem é que manda nessa zona?! e outros comentários
Um novo layout, porque o mesmo Orkut?
Frase do Dia

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Sobre blogs IV
Leandro Corrêa - 11 setembro 2007 - 16:43
Olá Leandro, tudo bem?!

Primeiro quero agradecer você ter respondido meu email e até feito um post dele.. isso vai me ajudar bastante na finalização do trabalho. Graças a deus, estou terminando tudo, e gostaria de saber se você pode responder mais essas perguntas.. Desculpe-me se alguma parecer repetitiva, é só para não sobrar dúvidas!!

Muito obrigada desde já!!

Um abraço e um ótimo feriado!!

Camile.

---

1. Um aspecto muito discutido a respeito dos blogs é a credibilidade das informações. Qual é a sua opinião sobre isso?

Acho que credibilidade não é algo que se possa esperar ou exigir dos blogs, porque eles não tem o compromisso de verificar as informações que publicam. Para isto, acredito, existem jornais e jornalistas. E levando em consideração que a credibilidade destes também está sempre em discussão, o bom senso acaba fazendo o próprio leitor consultar diferentes fontes de informação. Um jornal (ou um site de notícias) pode publicar uma matéria mostrando, por exemplo, que a organização dos jogos Panamericanos do Rio 2007 foi um sucesso e, ao mesmo tempo, um blog pode fazer vários posts comentando exatamente o contrário. No final, acho que a credibilidade dada às informações está mais ligada a quem lê do que a quem publica.

2. Na sua opinião, quais os aspectos positivos e negativos em um blog?

Acho que não só os blogs, mas toda a internet está muito relacionada a valores democráticos como acesso à informação e liberdade de expressão. Então, nos aspectos positivos, sendo bem genérico, acho que os blogs se destacam por oferecer mais informação e poder dar voz às pessoas e à sociedade.

Quanto aos negativos, acho que a quantidade de bobagens, conteúdo ruim ou irrelevante que publicam por aí.

3. Você procura conhecer que é o(s) autor(es) do(s) blog(s) que costuma ler? Ou isso não é importante para você?

Geralmente não, porque é muito fácil navegar de blog em blog seguindo links e recomendações, e seria uma grande perda de tempo pesquisar informações sobre cada autor de cada blog que se lê. Mas quando o blog é bom e eu passo a acompanhar frequentemente, então é natural surgir a curiosidade de saber mais sobre quem está escrevendo aqueles textos interessantes. Mas não acho que conhecer o autor seja fundamental para continuar ou deixar de ler seu blog porque, no fim das contas, o que me interessa é só conteúdo.

4. O que leva você a comentar um post? Você faz muitos comentários no(s) blog(s) que lê?

Não costumo comentar em muitos blogs mas, quando comento, normalmente é para acrescentar alguma informação, um ponto de vista, indicar algum link, fazer uma pergunta, agradecer uma boa recomendação, enfim, participar de alguma forma da discussão proposta.

5. Na sua opinião, um blog precisa de muitas atualizações diárias? Ou isso não é um aspecto importante?

Não precisa. Dependendo do tema do blog, várias atualizações diárias pode fazê-lo mais interessante, mas isso não significa que seu conteúdo tenha mais ou menos qualidade que um blog atualizado apenas uma vez por dia. Resposta clichê mas, de novo, acho que o que importa é o conteúdo.

6. Qual a importância dos links nos textos dos posts? Você costuma acessar as outras informações que o autor do blog disponibiliza? Você acha isso importante?

Acho importante saber de onde o autor do blog retirou os dados ou idéias que ele está publicando, para se ter mais informações e detalhes sobre o assunto. Penso que os links nos textos aproximam o blog dos fatos e da realidade, o que enriquece seu conteúdo e o torna mais relevante - mesmo que não se clique em todos os links indicados.

Além disso, existem muitos blogs que são opinativos e costumam priorizar a reflexão em seus posts, mas que, mesmo assim, indicam links externos; também acho este tipo de link importante, porque ajuda o leitor "alheio" a se interar do assunto em discussão.

7. Como você vê o futuro dos blogs?

8. Existe algum outro aspecto sobre os blogs que você ache importante comentar?

De modo geral, acho que é um caminho sem volta: cada vez mais as pessoas vão utilizar a internet e os blogs - ou quaisquer ferramentas de comunicação que possam surgir - para ter acesso à informação e opinões de outras pessoas, além de poder expor as suas.

---

Marcadores:

Comentários: 3