uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Frase do Dia
... E começou o semestre
Ah, publicitários...
Pé na tábua
Adeus por enquanto
Flamengo x Juventude
A ABP, a censura e o bom-senso
Soneca
Metendo o Bedelho!
Reciclagem, Casamento e Difamação

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Um novo layout, porque o mesmo Orkut?
Leandro Corrêa - 04 setembro 2007 - 22:00
Se você não faz parte da rede social on-line mais popular do Brasil, saiba que desde semana passada ela está com um visual novo. Arredondaram os cantos, retiraram as fontes toscas, redesenharam os ícones, enfim, um bom trabalho ok de webdesign feito, supostamente, pelo estúdio Cuban Concil. Mas em termos de funcionalidades, o "novo" Orkut infelizmente não mudou nada.

Pensando nisso, resolvi deixar de lado uma resenha do novo layout para propor novidades que realmente fossem úteis para o Orkut. Caso o Google esteja à procura de um consultor, estou disponível apenas no período noturno.

Minha propostas seriam as seguinte:

• Colocar alguma serventia para os "Níveis de Amizade". Atualmente, o Orkut apenas pergunta qual o grau de relacionamento que você tem com seus amigos, mas esta informação não serve pra nada!
Sugestões: 1- Dar a opção de publicar (ou não) a classificação que faço dos meus contatos. O ser humano adora picuinhas, e poder fuçar na relevância que as pessoas dão aos seus amigos seria um prato cheio para os bisbilhoteiros. 2- Usar a classificação para filtrar o acesso ao às minhas informações. Por exemplo, "melhor amigo" pode ver todas as fotos, videos, recados, amigos, comunidades, etc, e "conhecido" só vê meu nome e data de nascimento. Ou nem isso. 3- Criar uma classificação para contatos profissionais, que nem o Facebook.

• Dar controle sobre a "Página de Recados" (Scrapbook). Atualmente, qualquer um pode chegar lá e escrever o que quiser - um dos motivos pelo qual o Orkut é um sucesso, mas também pelo qual muita gente abandona o site.
Sugestões: 1- "Deletar completamente a maldita página de scraps" deveria ser um botão nas Configurações do Orkut. 2- Restringir o acesso, permitindo que só pessoas na minha lista de amigos possam me deixar recados; isso acabaria com o spam. 3- Fazer o link "responder" ligar a resposta ao recado que ele responde, tornando a troca de mensagens em um chat não-ao-vivo, mais fácil de consultar.

• Dar mais opções de fotos. Não sei qual o limite agora mas, aparentemente, com o novo layout é possível subir mais que 9 fotos. Se for ilimitado, imagine a bagunça que pode virar...
Sugestões: 1- Poder agrupar várias fotos em 1 álbum, como no Flickr ou no Picasa. 2- Aliás, o Picasa, que é o serviço de fotos do Google, poderia ser integrado às fotos do Orkut: tudo que eu subir na minha conta do Picasa seria atualizado automaticamente no Orkut. 3- Abrir comentários para as fotos, fazendo a coisa toda funcionar como o Fotolog.

• Criar um espaço "O que estou fazendo agora" semelhante ao "digitar uma mensagem pessoal" do MSN. Atualmente, muita gente edita seu texto de apresentação "Sobre mim" várias e várias vezes. Com a audiência que já tem, o Orkut sairia na frente do Twitter, do Pownce e do Gozub para popularizar e dominar o microblogging no Brasil.
Sugestões: 1- Criar a função e destacá-la no perfil. 2- Fazer ser fácil de postar (via Windows Messenger, GTalk, e-mail, celular, além do próprio Orkut). 3- Poder arquivar as mensagens e escolher os amigos que vou querer acompanhar.

• Integrar o Google Talk totalmente! Porque diabos ele não funciona no Orkut tão simples e útil como no Gmail? É uma piada a integração que existe hoje... Você pode ver quem está online ou ocupado, mas precisa baixar e instalar o programa para enviar uma mensagem, sendo que você já usa o Messenger pra fazer isso.
Sugestão única- Copiar o GTalk do GMail e colar dentro do Orkut.


À propósito, o Cataclisma 14 está com uma comunidade (inativa!) no Orkut. Atualmente, possui 13 membros...

Marcadores:

Comentários: 7