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País rico e sem pobreza
Thiago Silverolli - 07 dezembro 2012 - 14:31


Um exemplo de como  ver os fatos por um lado otimista. Hoje foi disparado um release sobre a pesquisa da Oranização Internacional do Trabalho a respeito da evolução salarial em diversos países nos últimos 12 meses. Muitos sites de notícia divulgaram a matéria exatamente da mesma forma que receberam. E deram ênfase de manchete de capa.

O título da matéria, invariavelmente em portais como Terra, Msn, BBC, Exame/Abril, entre outros, diz: “Salários no Brasil aumentaram mais que o dobro da média mundial.”

Que notícia fantástica! Depois de o país assumir o posto de sexta maior economia do planeta, agora nossos patrões resolveram abrir a mão e distribuir um pouquinho de toda essa riqueza!

Será??? 

Se o internauta clicar no link e ler a notícia até o fim (pode ser em qualquer um desses Portais, afinal todos eles apenas se valeram de um ctrl+C, ctrl+V), vai perceber que esse aumento acima da média fez com que o industriário brasileiro passase a ganhar 887 dólares por mês, enquanto que um norte-americano com o mesmo cargo, e que recebeu o mísero reajuste de 1,2%, agora conta com um ordenado mensal de 3.775,00 dólares...

Claro que otimismo não tem muito a ver com isso tudo. O que aconteceu foi que a manchete ficou bonita e passa uma imagem positiva do país, por isso foi usada. Ela pode causar dois efeitos diferentes  nos leitores: (1) a pessoa leu com pressa e ficou com uma impressão de que a situação do Brasil é muito melhor do que a do resto do mundo: “mais que o dobro da média”; ou (2) a pessoa se empolgou, clicou no link, e passou mais tempo navegando no Portal, dando audiência e argumento para a venda de anúncios.

Isso é só uma ínfima amostra de como a informação está sendo tratada de forma cada vez mais superficial e de como essa superficialidade contribui para a manutenção de uma situação que nem sempre é favorável à maioria através do comodismo causado por pequenos estímulos rasos como este.
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