Um exemplo de como ver os fatos por um lado otimista. Hoje foi
disparado um release sobre a pesquisa da Oranização Internacional do Trabalho a
respeito da evolução salarial em diversos países nos últimos 12 meses. Muitos
sites de notícia divulgaram a matéria exatamente da mesma forma que receberam.
E deram ênfase de manchete de capa.
O título da matéria, invariavelmente em portais como Terra,
Msn, BBC, Exame/Abril, entre outros, diz: “Salários no Brasil aumentaram mais que
o dobro da média mundial.”
Que notícia fantástica! Depois de o país assumir o posto de
sexta maior economia do planeta, agora nossos patrões resolveram abrir a mão e
distribuir um pouquinho de toda essa riqueza!
Será???
Se o internauta clicar no link e ler a notícia
até o fim (pode ser em qualquer um desses Portais, afinal todos eles apenas
se valeram de um ctrl+C, ctrl+V), vai perceber que esse aumento acima da média fez com
que o industriário brasileiro passase a ganhar 887 dólares por mês, enquanto
que um norte-americano com o mesmo cargo, e que recebeu o mísero reajuste de
1,2%, agora conta com um ordenado mensal de 3.775,00 dólares...
Claro que otimismo não tem muito a ver com isso tudo. O que aconteceu foi que a manchete ficou bonita e passa uma imagem positiva do país, por isso
foi usada. Ela pode causar dois efeitos diferentes nos leitores: (1) a pessoa leu com pressa e
ficou com uma impressão de que a situação do Brasil é muito melhor do que a do
resto do mundo: “mais que o dobro da média”; ou (2) a pessoa se empolgou,
clicou no link, e passou mais tempo navegando no Portal, dando audiência e argumento
para a venda de anúncios.
Isso é só uma ínfima amostra de como a
informação está sendo tratada de forma cada vez mais superficial e de como essa superficialidade
contribui para a manutenção de uma situação que nem sempre é favorável à
maioria através do comodismo causado por pequenos estímulos rasos como este.
|