uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Uma jornada inesperadamente irregular
Eu quero é mais!
País rico e sem pobreza
Aborrecer - Parte 2
Aí vem Hollywood salvar o dia
Como será o Star Wars da Disney
Como funciona a internet
De smartphones e banheiros
Mostra, cinema, São Paulo
Manhã de sábado.

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Marcado
Thiago Silverolli - 18 dezembro 2012 - 10:35

Tu abre os olhos quando acorda e elas estão lá. Em bandos. Ocupando todos os cômodos da tua casa. Na TV, no rádio, no computador, no telefone celular. É tudo muito sufocante, inapelável, não tem como escapar. Tu sai pra rua e dá de cara com mais centenas delas. Muito maiores. Muito mais agressivas. 

A invasão do nosso cotidiano pelas marcas é algo tão bem arquitetato que não há subterfúgios: hoje o Branding (‘’MARCANDO’’ ou, mais tecnicamente, algo como o gerenciameto da marca) é praticado por tudo quanto é empresa. Tu corre pra fugir de uma grife e acaba tropeçando em outra.

O grande problema acontece quando o anunciante perde um pouco a noção do limite entre ser patrocinador ou ser dono da idéia, ato ou evento ao qual vincula sua marca. Essa extrapolação costuma causar uma rejeição por parte dos consumidores em potencial.

Num mundo em que muito se fala em sustentabilidade e responsablidade social, as pessoas querem, sim, que as empresas se preocupem com temas como cultura e meio ambiente. Mas daí a se apropriar de um evento, por exemplo, como quem diz ”Minha empresa está sendo boazinha com vocês, está proporcionando algo que sem a gente vocês não teriam”, nesse tom patriarcal mesmo, há uma diferença gritante.

Isso é Branding com problemas. Não atinge os objetivos porque causa descontentamento ao invés de envolver positivamente as pessoas. E quando essas pessoas perceberem que a melhor arma contra alguém que visa sobremaneira o lucro é justamente não dar lucro a esse alguém ao invés de dar mais visibilidade ainda a ele, todo o esforço de gerenciamento da marca vai acabar saindo pela culatra.

Marcadores: , , , ,

Comentários: 1