Quem tem perfil em alguma rede social percebe: Se tá calor,
enchem o feed de “Credo, que calor!”; se tá frio, é mais comentário sobre como
o frio é ruim. O curioso é quando faz 23°C, temperatura oficial da climatização
dos aviões, aí é que todo mundo reclama mesmo. Uns de frio, outros de calor! E
eu nem vou começar a falar sobre brigas por causa do ar condicionado, esse
assunto rende um texto próprio...
Ser humano é bicho triste. Parece que nunca tá satisfeito.
Na verdade, não parece. A coisa é assim mesmo. Isso tem seu
lado bom, se as pessoas não se importassem de andar longas distâncias, ninguém
teria se prestado a inventar a roda, por exemplo. Mas como eu não tô satisfeito com essa
condição do ser humano reclamão, vou falar do que me fez escrever hoje.
O fato de o consumidor querer comprar sempre mais e mais é um prato
cheio pra quem não pode parar de vender, e os anunciantes já pegaram o jeito de
se aproveitar disso há algum tempo. Como se não bastassem as necessidades - já
supérfluas - que criamos para nós mesmos, a cada comercial novo tomamos
emprestados mais um monte de “Eu preciso dissos” novos.
A campanha da Ford chega a ser metalinguística nesse ponto, afinal esse slogan "Um UpGrade é sempre bom" poderia ser até o título desse post. Na peça
abaixo em particular, eles brincam com essa máxima do Nunca tá bom. Dêem uma
olhada na segunda salva-vidas que vem ao resgate de nosso mal aventurado
afogado. É pra casar! Dá pra se afogar umas três vezes por dia o verão inteiro
e não enjoar. Mas não! A gente nunca tá feliz. Não basta ser linda, tem que ter
um currículo de Pâmela Anderson.
O comercial acaba aí, mas é só porque o espaço na TV é de 30
segundos. Se o afogado tivesse mais um minutinho, ele já estaria procurando
novos... entretenimentos pela praia. Porque a busca é eterna.