É incrível que até mesmo a internet, com todo o seu potencial de democratização e disseminação, fique de joelhos e se renda à cultura das celebridades. Às vezes parece que muita gente encara a web como uma televisãozona, onde o importante é ser citado no blog do fulano, no tuíte do ciclano, no que seria o equivalente internético a aparecer em um programa de rede nacional. Pior ainda é que o conteúdo produzido por tais celebridades é disseminado sem a menor análise: cada "oi" ou "bom dia" da Ivete Sangalo ou do Luciano Huck no Twitter recebe 40, 50 retuítes, em uma manifestação tão descerebrada por parte de seus fãs que muitos deles deveriam deixar a categoria homo sapiens e entrar pra categoria homo celebs. E como desgraça nunca vem sozinha, ainda vieram em anexo as webcelebridades. Gente como Danilo Gentili, Marcelo Tas, Felipe Neto, cujo talento limitado é propagado aos quatro ventos apenas porque fazem parte de uma patotinha que se auto-promove, transformando os fãs de um em admiradores do outro. Parece que quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam as mesmas.
Alguém tem o telefone do Tyler Durden? |