uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Mortos-vivos, tremei
O Homem no Trem
Série "Todo Mundo em uma Ilha"
Libertadores imparcial
A Rede Anti-Social
Um olhar do limbo
De volta ao campo
Série "Todo Mundo em uma Ilha"
Riffs de guitarra salvarão o mundo
Diálogos que gostaríamos de ver

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Erro de identificação
André - 02 março 2010 - 23:53
Algo aconteceu ao final da Copa do Mundo de 2002. Após o pentacampeonato, a parte do meu cérebro que dizia "torcer para a seleção brasileira" foi desligada. Em parte porque, no caso do hexacampeonato, o Brasil se distanciaria demais dos outros países e a competição perderia um pouco de sua graça. E em parte, também, talvez principalmente, porque todos os aspectos relativos à ela me dão DESGOSTO.

Começa pela vitrine, onde a CBF e comissão técnica utilizam o time para atirar jogadores medíocres na direção de equipes européias (Elano é o exemplo mais notório e inaceitável) . Continua pela repetição de 2006, onde os jogadores são chamados por fazer parte de um clubinho, e não por suas virtudes propriamente ditas (Josué, por exemplo, é desprovido de toda e qualquer virtude, tornando-se basicamente um grande saco amarelo de FAROFA dentro de campo). Ganha ainda mais peso graças à incapacidade do técnico de pensar coerentemente qualquer coisa relativa a futebol, limando da equipe CHOCARRICES como triangulações, aproximações, ultrapassagens, talento. E chega no fundo absoluto do poço quando coloca Robinho, que não apenas come porções generosas de MAU-CARATISMO toda manhã como pode muito bem ser o filho do COISA-RUIM em pessoa, como o jogador-símbolo dessa era (tive que ROER um dos meus joelhos pra conter o desprezo que tive por mim mesmo ao escrever a última frase antes do parênteses).

É tudo isso. É tudo isso e muito mais. E, principalmente, é o fato de que a seleção canarinho realizou 24 amistosos na Era Dunga - e destes, 16 foram realizados entre as 9 horas e as 18 horas. Ou seja, horário comercial no Brasil. Ou seja, apenas UM TERÇO dos amistosos da seleção BRASILEIRA ocorreu em um horário onde os BRASILEIROS pudessem assistir.

Falam tanto que a seleção não tem mais a identificação com os torcedores, e perguntam-se como isso aconteceu, soltam hipóteses dizendo que a culpa é dos jogadores indo pra Europa e blábláblá. Ora, não parece óbvio? Como é que os torcedores vão se identificar com uma equipe que eles sequer conseguem ver jogar?
Comentários: 2