uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Carga explosiva
There we weren't, now here we are
LOST in space
Sobre o Oasis 2
Onde os fracos não têm vez
Pra não dizerem que deixei de fazer piadas fracas
Sobre o Oasis
Free Fallin
Uma boa encaminhada
Casa comigo, futebol?

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Cartão nada tri
André - 22 maio 2009 - 18:24
Hoje, ao subir em um ônibus, aproximei o meu cartão do validador(sic) para passar, como sempre faço. Mas a infame máquina retribuiu minha gentileza com um "Uso Indevido" sorridente, escrito em fonte quadradona e fundo verde, mais parecendo um comando de DOS digitado em um quadro-negro. Ciente de que meu cartão possui carga suficiente para comprar uma empresa de ônibus, aproximei-o novamente, obtendo a mesma resposta. Ligeiramente alterado, esfreguei o cartão na fuça daquela caixa de circuitos prepotentes, e... o validador(sic) teimoso e provavelmente na TPM continuava de birra. A essas alturas, a cobradora falou que havia esquecido de desbloquear o dito-cujo. Ela fez o que devia ser feito, e aí sim a máquina colaborou.

Existem alguns pontos que chamam a atenção nesse pequeno causo. Primeiro: quem aquela maldita CAIXA DE PANDORA acha que é pra dizer que eu estou usando indevidamente o MEU cartão? Se o cartão é MEU, eu posso até escovar os dentes com ele e ninguém tem nada a ver, muito menos um Pense Bem recauchutado com ilusões de grandeza e poder. Chega a ser irônico o homem ter construído máquinas justamente pra impedir o seu livre arbítrio. Consigo imaginar uma nova adaptação de Senhor dos Anéis onde Gandalf, mostrando para o Balrog enfurecido um validador(sic) com a mensagem "Uso indevido", grita "You shall not pass".

Segundo: se tivesse algum problema com o meu cartão - que possuía sim carga suficiente -, eu teria que pagar com dinheiro. Mesmo deixando de lado a paranóia que me atinge toda vez que abro a carteira em público, imaginando que os olhares alheios convergem na direção dela para ver quantas notas saltitam alegremente ali, ainda assim poderia ter problemas. E se o dinheiro guardado ali fosse pro almoço? E se eu tivesse a quantia exata para adquirir algum objeto de consumo pelo qual tenho muito apreço? E se estivesse levando o dinheiro para ajudar entidades carentes, como o Grêmio?

Fosse o transporte coletivo old school, era só dar uma outra fichinha e papo encerrado. Nada de burocracias eletrônicas. Mas vieram as máquinas, e veio o futuro, e é tudo tão limpo e brilhante e piscante que não tem como dizer "não". Pelo menos os assentos dos bancos ainda não são virtuais. Ainda.
Comentários: 2