uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Eu queria respirar fumaça
brasileirinho
Dracula woud like
O que você vê?
Falar o que??
Eu cá com meus botões...
All the statistics have blown my mind
Serenity now!
Dracula would go
O que você vê?

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
welcome to the machine
André - 16 novembro 2008 - 21:21
Kenoma
4/5

Direção: Eliane Caffé
Roteiro: Eliane Caffé e Luis Alberto de Abreu

Elenco:
José Dumont (Lineu)
Mariana Lima (Tari)
Enrique Diaz (Jonas)
Jonas Bloch (Gerônimo)
Mateus Nachtergaele (Pedro)

Ao chegar numa cidadezinha (mas "inha" MESMO), o errante Jonas encontra um sujeito obcecado por criar uma máquina auto-suficiente, um tiozão que não curte nem um pouco essa idéia e tem outros planos pra cidadezinha (que é MUITO "inha"), uma moça quieta e que deixa o andarilho atraído, entre outros.

A aparência calma e tranquila da cidade de Kenoma reflete o ritmo da narrativa: cadenciada, lenta, sem grandes explosões de drama ou acontecimentos monumentais (e isso é ressaltado pela trilha minimalista e pelo design de som, que constantemente busca o barulho de pássaros e grilos para criar uma atmosfera de calmaria). A câmera também se mantém quieta no seu canto, acompanhando o desenrolar das coisas sem interferir na história - a não ser no final, quando, ao "deixar escapar" a figura de Jonas na estrada, o plano mostra o quanto a personagem encontra-se perdida.

Aliás, este é um filme de personagens. Bem desenvolvidos pelo excelente roteiro, Jonas, Tari, Gerônimo e, principalmente, Lineu fogem da esterotipação e tornam-se cativantes à sua manteira. Fugindo do maniqueísmo, a trama apenas antagoniza duas pessoas com opiniões diferentes e força de vontade igual. E a paixão de Lineu pela máquina que sonha construir é tanta que, quando o espectador se dá conta, já foi fisgado pelo entusiasmo do cara. Não tem como não torcer pra bugiganga lá funcionar direito, pois vemos nas atitudes e nas expressões do cidadão (em uma atuação colossal de José Dumont) o significado de todos os anos em torno desse sonho - e foi justamente essa força que atraiu Jonas além, claro, da possibilidade de um bate-coxas com Tari, filha de Lineu (um romance um tanto mal-desenvolvido, mas felizmente secundário na história).

Do outro lado, Jonas Bloch consegue tornar Gerônimo uma figura palatável, fugindo da caricatura que a personagem poderia ser. Tudo bem, o cara não concorda com Lineu e não quer deixá-lo terminar o trabalho, mas é porque tem seus próprios planos de progresso e desenvolvimento para Kenoma. E se as coisas fogem do controle, é justamente porque ambos acreditam arrogantemente no seu ponto de vista.

Com exceção de uma ou outra cena (a coreografia da sequência de luta fica a desejar, por exemplo), Kenoma é uma película que não deve nada às grandes produções. Cativante e interessante na medida certa, coloca em cena a questão do sonhador sendo minado pelo "necessário" progresso. Até onde vale a pena se arriscar por um sonho? E a partir de que momento esse sonho vira obsessão? E será que a dureza do "progresso" não traz junto com ele o conformismo? Ou o conflito entre ambos é o que realmente move as pessoas?

Talvez, no final das contas, a máquina de Lineu nunca deva ser concluída. Ele sonhava com uma geringonça que funcionasse através do "movimento perpétuo", que ganhasse força com a própria força. Mas ela foi justamente o sonho que manteve a vida do inventor girando durante vinte anos. O motivo de tantos trabalhos, alegrias e frustrações. Talvez a máquina seja a mesma coisa que os nossos sonhos de nos tornarmos grandes artistas, jogadores, famosos, ricos, especiais, até algum Gerônimo aparecer e nos puxar pro mundo real.

Marcadores:

Comentários: 0