uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Top 5 - Videoclipes
Top 5 - Videoclipes
Top 5 - Videoclipes
Desencontros
A Fantástica Loja de Trocadilhos
Obsessão?
Futebol pra homem
Série Formandos
Curtas
Eistein estava certo

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Top 5 - Videoclipes
André - 21 agosto 2008 - 22:33
2 - The Happiest Days of Our Lives / Another Brick in the Wall Part II - Pink Floyd

Normalmente, existem duas formas de uma pessoa chegar até Pink Floyd: Wish You Were Here, uma bela canção sobre saudade, feita para o ex-vocalista Syd Barret e que constantemente é tomada como uma balada romântica; e, principalmente, a versão original daquele canto das torcidas gremista e colorada que tem a proeza de rimar "cu" com "cu".

Another Brick in the Wall Part II é, sem dúvida, uma das grandes canções do século. Deste século, do século passado, e de todos os séculos possíveis e imagináveis. Uma música que ridiculariza a escola, o ensino e a instituição robotizada que isso tudo se tornou. É aí que entra o DESCOMUNAL videoclipe.

O que acontece com aquele garoto do vídeo, sonhador, que faz poemas na aula? É reprimido pelo sistema. Tem suas idéias cortadas e jogadas no lixo. "Inglaterra dos anos 60", dirão alguns. Será mesmo? Será que, atualmente, as crianças não são cada vez mais formatadas? A enorme quantidade de informação disponível, quando bem manipulada, nos dá a falsa impressão de que nós fizemos uma escolha. Digo, a frase "estude, faça faculdade e arranje um emprego" até que combina com o clipe, certo?

Por isso esses 6 minutos audiovisuais são tão geniais. Quer imagem melhor do que as crianças, sem rosto, entrando numa máquina e saindo de lá sentadas nas classes? A fotografia escura, num clima quase de suspense? A revolução, libertadora, salvadora, que acontece apenas na cabeça de um dos alunos, porque o resto já assimilou inevitavelmente a "educação"?

Happiest Days of Our Lives / Another Brick in the Wall Part II é uma obra universal. Atual ainda. E por isso merece este honroso segundo lugar.

Marcadores:

Comentários: 0