Olhando a tabela do brasileirão, neste momento, fico arrepiado em pensar como uma fórmula diferente seria benéfica para o campeonato. Hoje, faltando 7 rodadas para o final, meio de outubro, já sabemos o campeão, nos resguardando a observar quem será o vice, sem um confronto direto que decida isso numa emocionante partida.
Penso numa fórmula simples, na qual o 1º colocado enfrenta o 4º colocado em duas partidas, com o segundo jogo na casa do time de melhor campanha na primeira fase. Outros dois jogos entre 2º e 3º colocados, com a mesma regra.
Grêmio e São Paulo, com o Olímpico borbulhando de gente. Jogaço. Santos e Cruzeiro, com a Vila entupida e o Mineirão numa festa linda numa tarde de domingo, cheião! Nesta fórmula, os clubes brigariam durante a primeira fase, não apenas pela vantagem nos confrontos finais, como pelas vagas na Libertadores. Assim, até o final de novembro, teríamos uma briga pelas 4 vagas do torneio continental. Seria uma briga bacana com um foco apenas.
A partir daí, com a vaga já garantida na Libertadores, os 4 times então não precisariam mais poupar ninguém, já saberíam do seu próximo ano e partiriam com tudo para ver quem é o melhor do brasileirão. O "dezembro fervente" seria o mês de ver quem é o melhor do pais, uma prévia pra ver quem tem maior força no mata-mata para a Libertadores que viria a seguir.
Me arrepio só de pensar. Por outro lado, seria a oportunidade de fazer com que o eixo Sp-Sp, ou Tietê-Morumbi, disputasse em pé de "quase" igualdade com outros clubes. É a oportunidade das equipes que tinham compromissos com os estaduais, ou mesmo com outros torneios importantes no início de abril, chegarem com força na reta final e provarem que são melhores.
Seria uma festa, seria muito melhor, teria graça pois as equipes brigariam pelo título e não por uma vaga na libertadores. Só os 4 primeiros, 4 partidas (2 de semi, 2 de final). Seria "ducaralho". Mas o pessoal que inventa o campeonato não pensa assim.
Digo e repito pra quem não concordar pensar a respeito: Não tem fórmula certa em que "ganha o melhor". Se é melhor, tem que ganhar do início ao final. É assim que se faz um campeão, ganhando quando VALE! Terminou em 4º a primeira fase porque era o que precisava pra chegar nas finais e arrebentar!.. É ou não é?
PS: O Grêmio, campeão de 1996, foi líder do campeonato na primeira fase, ao lado do Atlético PR, faltando umas 4 ou 5 rodadas para o final. Com a vaga garantida, perdeu as últimas 3 partidas da primeira fase e foi campeão. Era o melhor e terminou a primeira fase em sexto. É isso. Pontos corridos são pura bobagem... bobagem sem graça! |