uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Internet é coisa de nerd!
Hierarquia Corrompida
Antes de lavar as minhas mãos..
Osso duro de roer
Itinerário
Minha primeira tirinha
Warning
Livre associação
Jules Rimet
Zumbis atrás e na frente das câmeras

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
“Cadê a reforma?”?
Anônimo - 16 outubro 2007 - 21:11
Saiu numa ZH destes dias uma reportagem com os gastos que as empresas têm em função do regime da CLT. Não quero aqui entrar na discussão da reforma da dita cuja, mas sim comentar os gastos, que eu não sabia ao certo. Recortei uma tabelinha que diz o seguinte:

O tamanho da conta:

Os encargos que as empresas têm com os funcionários todos os meses, do tipo Obrigações Sociais são: INSS: 20%; FGTS: 8,5%; Entidades (boiei!):3,3%; Seguro acidente (se for o caso): 2%; Salário educação (esse eu nunca vi!!): 2,5%.

Sobre o tempo não trabalhado, do empregado, incidem os seguintes gastos para o empregador: Repouso semanal (também não conhecia): 18,91%; Férias: 9,45%; Abono de férias: 3,64%; Feriados: 4,36%; Aviso Prévio: 1,32%; Auxilio Enfermidade: 0,55%; 13º Salário: 10,91%; Rescisão contratual: 3,21%.

Na tal reportagem, a ZH abre a coluna com o seguinte título: “Cadê a reforma?”. Eu acho que eles devem estar pensando: “PQP, anda logo com essa m**** que eu não agüento mais pagar essa fortuna pros meus funcionários!”, pelo menos é a impressão que me dá lendo o título e o início da nota.

Embaixo disso, há uma tabelinha que mostra a média salarial de alguns órgãos da sociedade, agrupados de uma forma que eu não entendi o porquê até agora:

Militares de funcionários públicos (?!?!?): 1.843,20
Empregados com CTPS assinada: 1.086,80
Trabalhadores por conta própria (?!?!?): 888,30
Empregados sem CTPS assinada: 748,30

Não há indicação do universo de pesquisa. Se tivesse, eu ia tentar ser funcionário público lá, porque aqui não ganho isso nem com 6 horas extras por dia. E qual é a diferença de trabalhador por conta própria e trabalhador sem carteira assinada, hein?
Comentários: 2