Enquanto tempo ainda for dinheiro e o meu, neste semestre, tiver que ser gasto no trabalho de conclusão de curso, estarei em regime de economia aqui no blog com pílulas da minha monografia.
• A primeira experiência "publicitária" na internet Aconteceu por volta de 1994, quando a Web acabara de se tornar aberta comercialmente. O "anúnciante" era escritório de advogados chamado Canter e Siegel. Basicamente, o que eles fizeram foi enviar um anúncio por e-mail, oferecendo greencards, para mais de 6 mil grupos de discussão, um número absurdo na época. O primeiro spam da Web, praticamente! A reação, é óbvio, foi negativa e abalou a imagem do escritório, além de gerar várias discussões a respeito do circo que a Web iria se transformar caso a Publicidade on-line fosse liberada. Uma bobagem...
À propósito, ontem um tal de Tameka Stanley me enviou um e-mail oferecendo MegaDik: "Make your girlfriend happy. Penetrate deeper with MegaDik".
• O primeiro veículo de Publicidade on-line Também era 1994 quando a Wired lançou uma versão online de sua revista, a HotWired. Com o intuito de não causar reação negativa em seus leitores, a Hotwired reservou pequenos espaços em sua página destinados a anúncios gráficos. Ali nascia o web banner, formato que se popularizou rapidamente e é utilizado até hoje. Os primeiros anunciantes da Hotwired - quiçá da Web - foram a AT&T, IBM e a Pepsi.
• Os primeiros multimilhionários Quando a Sequoia Capital investiu U$ 2 mihões no Yahoo!, em março de 1995, ele era apenas um popular catálogo de sites, editado por 2 pessoas, funcionando num computador dentro de um trailler no campus da Universidade de Stanford. Era a primeira vez que a Sequoia investia uma quantia absurda de dinheiro em uma empresa cujo serviço, busca na internet, era oferecido de graça para os consumidores. Michael Moritz, da Sequoia, sabia desde o começo que o Yahoo! seria uma empresa de mídia, e que somente com Publicidade poderia crescer.
O Yahoo! hoje é o portal mais visitado da internet e está presente em mais de 20 países. Seu Yahoo! Mail tem mais de 240 milhões de usuários ativos, e nos últimos 12 meses a empresa faturou U$ 4,6 bilhões -- 88% disso só com serviços de Publicidade e marketing.Marcadores: Tá tudo interligado |