uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Histórias
Casados
Legado
Momento de depressão
Muros e Grades
Interligado acadêmico
Ah, esses publicitários...
O lado branco da Força
Caixinha de surpresas
Segredo de Estado

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Como não poderia faltar... sobre CERVEJAS
Vinícius Rafael - 23 setembro 2007 - 11:28
E aí, pessoal, tudo bem?
Bem, tenho andado sumido (pra não dizer que estou brotando do meio do nada). Mas alguma hora eu tinha que voltar, não?
Enfim, num belo domingo (hoje, mas especificamente), após ter levantado cedo para sair, e ter sido convencido pelo meu pai e minha mãe a ficar em casa até depois do almoço, eis que sentei no computador e comecei a jogar "cáuófdúti". Mas matar alemães (minha origem) não me satisfazia, algo pesava dentro de mim, e ficava me incomodando cada vez mais.... A minha monografia, que estava mais morta do que um dinossauro. Irritado com esse sentimento, entrei no Orkut! Tá, eu sei que parece incoerente, mas explico: existem comunidades de publicidade e propaganda e sobre televisão digital, meu alvo de monografia. Eis que clico num post dum cara, o Pedro Cabral, que falava sobre as novas tendências da propaganda. Ele fazia menção a toda essa revolução que a interatividade vem trazendo e blá blá blá. Cara, não é que foi o Insight que eu precisava pra começar a minha bendita monografia? Fiquei extremamente aliviado e feliz, comecei a escrever e já consegui expressar minhas primeiras e básicas idéias.
Tá, mas o que isso tem a ver com cerveja afinal? Bem... na real ainda nada.
O que aconteceu é que, depois de ter visto alguns dos vídeos do cara no youtube sobre o assunto, fui ver outros posts e achei o post d um cara bem interessante sobre cerveja. São aquelas velhas e manjadas pesquisas onde não se fala a marca do produto e se dá pro consumidor provar.
Eis o post do cara:

"

Surpreendente! Deixe sua opinião!

Dois acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda resolveram descobrir os mistérios da concorrência das cervejas. O primeiro passo foi levantar uma série de hipóteses:
-Skol vende mais porque é a mais veiculada em meios de comunicação
-Cerveja vende diretamente proporcional ao investimento em divulgação.
-Kaiser vende pouco devido a sua fama de ser pesada e de dar uma "puta ressaca"

Enfim, após essas hipoteses, veio uma pesquisa de campo, realizados com 100 acadêmicos da mesma universidade.
Essa pesquisa consistia em tentar confundir os bebedores de cerveja. Foram oferecidas um copo de cada cerveja para que eles pudessem dizer qual era a mais gostosa. Porém eles não sabiam qual era a cerveja q estava nos copos! Os copos não estavam identificados! Após os 100 acadêmicos terem provado as cervejas, foi-se feito um balanço dos dados adquiridos. Veja o surpreendente resultado:

-Em primeiro lugar, com 40% da preferencia, ficou a Kaiser!
-Em seguida, empatados tecnicamente vieram a Brahma e a Antarctica.
-E por fim veio a Skol com inexpressivos 15% de preferência.

Isto levou à diversas conclusões e realmente o resultado surpreendeu, inclusive os pesquisadores!
Novas hipóteses são lançadas para complementar esse mistério que é o mercado das cervejarias...

-Será que os bebedores´bebem na verdade a propaganda?
-Como fazer a Kaiser ganhar mercado?


*P.S -> as cervejas incluidas nessa pesquisa foram as Skol, Kaiser, Brahma e Antarctica."
Disponível em: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=30761&tid=15138788
Enfim, lanço a pergunta. Será que isso se confirmaria entre nós, profissionais bebedores de cerveja? E outra pergunta: será que as pessoas não diferenciariam a tão idolatrada pelos porto-alegrenses, POLAR?

E surge aqui mais uma pergunta.... Como ficarão as propagandas de cerveja dentro do contexto que se forma da nova tv digital interativa pública no mercado brasileiro? Será que no meio da programação, em uma novela por exemplo, aparecerão janelinhas estilo PIP com bundas e cervejas?
Bem, por hora é só, mas faço a proposta de fazermos o mesmo testo com cervejas e divulgarmos aqui os resultados.
Abraços, Rafael.
Comentários: 3