uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Mais uma vitória da tecnologia
Io-ho-ho e uma garrafa de rum
Igreja Universal do Paraíso Fiscal
Conta paga
Guerra dos Mundos
Jeremias: um mundinho à parte?
Profissionalmente falando
Informativo
10³
Sobre o jogo

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Mala Branca
Thiago Silverolli - 28 maio 2007 - 00:18
Imagine que você é um jogador de futebol de um time mediano em um campeonato de pontos corridos. O fim da temporada está próximo e a sua equipe fez o suficiente para não correr riscos de rebaixamento, mas também não tem mais chance alguma de conseguir ser campeão ou ao menos de brigar por uma vaga em uma competição internacional.

Agora se imagine como um cartola, um dirigente de um grande e rico clube. Esse clube é tradicionalíssimo, mas já amarga um jejum de títulos ao qual sua torcida não está acostumada. O campeonato chegando ao fim e sua equipe na vice-liderança, dependendo de um tropeço do líder para continuar pensando no caneco.

O que esses dois casos têm em comum? Continuando o exercício, e se o jogo do líder do campeonato que o dirigente rico quer ganhar é justamente contra o time do desmotivado jogador acima? Provavelmente o dirigente do vice-líder deseja mais que o time mediano vença esta partida do que os próprios jogadores daquele time sem pretensões.

E como mudar a mentalidade dos jogadores que não ambicionam mais do que cumprir tabela? Com a mola que move o mundo! Se o jogo não vale o campeonato pra eles, que valha uma graninha pelo menos.

Essa história de um clube oferecer dinheiro para motivar jogadores de outra equipe para um jogo contra seu adversário direto é conhecida aqui no Brasil como mala-preta e é tratada como corrupção pela imprensa daqui.

Na Espanha, onde a mala-preta se chama Prima, aconteceu nessa rodada de Real Sociedad, Betis e Levante fazerem uma vaquinha para oferecer um prêmio aos jogadores do Mallorca em caso de vitória sobre o Athletic Bilbao, oponente dos outros três na disputa contra o rebaixamento. E isso foi divulgado abertamente por lá, sem o menor pudor.

Particularmente, eu sou a favor da mala-preta. Claro que não oferecendo dinheiro por derrota, desviando o principal objetivo do jogo; ou como no folclórico episódio do juiz que, ao ser perguntado sobre qual equipe deveria cobrar um arremesso lateral, respondeu apressadamente: “Vamo que é nossa!”. Mas se de qualquer forma na disputa o que vale é a vitória, que mal tem se ela vier premiada por uma bonificação extra?

A título de informação: o Mallorca tomou 2 a 0 do Athletic Bilbao, e os três ameaçados puderam guardar La Prima para a próxima rodada.

Com vocês, futebol:

Marcadores:

Comentários: 9