uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Jeremias: um mundinho à parte?
Profissionalmente falando
Informativo
10³
Sobre o jogo
ô gente sem vontade...
Trabalhador
[EXTRA] Será que agora democratiza?
O futuro é agora
Ainda dá

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Guerra dos Mundos
Kleiton - 23 maio 2007 - 23:58
Quem me acompanha por aqui sabe que eu acompanho bastante o mundo do open source. E quem acompanha esse mundo, nos últimos tempos tem acompanhado uma guerra bastante interessante, entre a gigante monopolista dos softwares e a comunidade do software livre, que envolve usuários, desenvolvedores e grandes empresas.

A Microsoft afirma que os programas open source violam 235 patentes que são propriedade intelectual da empresa, e por isso está querendo começar a cobrar os royalties devidos. Linus Torvalds contra-ataca dizendo que a violadora de patentes é a própria Microsoft, que teria sugado suas idéias da IBM, já nas décadas de 70 e 80.

O fato é que, como já foi discutido anteriormente na coluna Tá Tudo Interligado, o copyright e a propriedade intelectual - da forma como nós os conhecemos - estão com os dias contados. E isso não se trata só de música ou de filmes: os softwares também estão no mesmo barco. Simplificando, softwares não são nada além de... informação. Zeros e uns agrupados para permitir que um usuário de computador execute determinadas funções. Assim como os acordes de uma canção ou as imagens de uma película.

A diferença, no caso da informática, é que os softwares livres têm tomado uma grande fatia do mercado dos softwares proprietários de forma legal, sendo cada vez mais adotados por grandes empresas e (com um pouco menos de força) usuários domésticos. Grandes empresas que, diga-se de passagem, são clientes tanto de empresas de open source quanto da Microsoft.

Softwares estão sempre evoluindo - e uma boa idéia acaba sempre ganhando espaço e sendo utilizada em outros softwares (navegação por abas no Internet Explorer 7?!). Desenvolvedores estão sempre "roubando" idéias para seus projetos, intercambiando informações para aumentar a usabilidade e a eficiência de seus programas. Ou seja: a Microsoft pode até deter essas tais patentes que reivindica, mas seguramente outras empresas detêm outras tantas patentes violadas pela empresa do tio Bill. Resta saber se a gigante do software tem cacife o suficiente pra bancar essa guerra e - o mais importante - sair vencedora.

Eu acho que não - e não estou sozinho.

Marcadores:

Comentários: 2