uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Sobre o jogo
ô gente sem vontade...
Trabalhador
[EXTRA] Será que agora democratiza?
O futuro é agora
Ainda dá
Olhos verdes são a arma do negócio
2.0 is the new New
A tal Cauda Longa - parte 3
Mas esse campeonato é nosso!

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
10³
Thiago Silverolli - 21 maio 2007 - 00:03
É como diz a música: Romário é rei! 20 de maio de 2007. Uma data pra ficar pra história. Eu estava no Olímpico quando o sistema de som anunciou que o baixinho chegara finalmente a marca de mil gols numa carreira gloriosa.

Eu sei que muita gente não gosta dele, que teve gente até torcendo contra e tudo. Tudo bem que o Romário é tão marrento quanto é goleador, que procura a polêmica com a mesma sede com que procura a rede. Mas é inegável a importância dele para o futebol.

1989. Eu, meu pai e o tio Toninho (lá em São Paulo é comum a gente ter tios emprestados.) assistíamos à final da Copa América. Brasil x Uruguai, Maracanã lotado, segundo tempo e zero a zero. Aquela sala estava tensa, as cervejas não desciam nos copos dos adultos e eu não sabia direito o que significava seleção nem copa. De repente, bola na área e Romário de cabeça faz o gol do primeiro título da minha vida.

Os dois berravam, se abraçavam e pulavam como loucos quando aquele gol saiu. Eu fiquei um pouco assustado na hora, mas normalmente é assim: a gente se assusta quando aprende alguma coisa nova, e eu acabara de aprender a comemorar gols.

Romário foi, dessa forma, o primeiro artilheiro em quem eu sabia que podia confiar.

Quatro anos depois, o teimoso Parreira parecia – ou fingia – não perceber o que eu já tinha descoberto com seis anos de idade. Por causa desse capricho a seleção quase ficou de fora de uma copa pela primeira vez na história. Mas na ultima rodada o técnico caiu em si e chamou o baixinho. Romário mais uma vez o herói, no Maracanã contra o Uruguai, do jeito que eu tinha certeza que ele podia fazer.

E na copa que seguiu... ok, Dunga, Taffarel e Bebeto jogaram muito, mas foram raras as vezes em que um jogador ganhou um campeonato para uma seleção como Romário fez em 1994. Sem dúvida e com sobras o melhor atacante que eu vi jogar, um craque ao cubo por excelência.

Com vocês, futebol:

Marcadores:

Comentários: 4