Começou nesse final de semana a 37ª edição do Campeonato Brasileiro. Talvez mais gente tenha a impressão que eu tinha: "Começou nesse final de semana 'só mais uma' edição do...".
Tá certo. Concordo que esse campeonato ta começando muito cedo. Que as equipes mal terminaram de disputar seus torneios regionais, e alguns times estão mais interessados em ganhar a Copa do Brasil ou a Libertadores, que é pra onde leva o campeonato nacional; e que isso tudo comprometeu demais essa primeira rodada. Mas esse campeonato é nosso!
Tá certo. Concordo que todos os craques que fabricamos geralmente disputam umas 5 ou 6 edições, sendo no máximo duas quando são revelados e as outras quando não vão mais ser aproveitados na Europa e voltam pra terra natal na hora de encerrar a carreira. Mas esse campeonato é nosso!
Tá certo. Concordo que a fórmula de pontos corridos, escolhida e aplicada já há 5 temporadas, não condiz com a cultura do futebol brasileiro. A falta de uma final - uma data em que dois times se encontram para disputar até o último segundo o título de melhor do país mobilizando todo mundo em torno de 22 protagonistas - tirou muito da graça da competição. Mas esse campeonato é nosso!
Tá certo. Concordo que um campeonato que reúne 20 times que representam nove estados brasileiros, os quais abrangem cerca de 90% da população; esse torneio de tantos sotaques não merece uma cobertura em TV aberta que enfatize apenas uns 2 ou 3 times de apenas duas cidades. Mas esse campeonato é nosso!
Só que fanatismo é assim mesmo. Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, na Copa do Mundo e no Estadual...