.. E a cada corrida como a deste domingo, lembro dos tempos onde o piloto era o principal ator da fórmula 1.
Fernando Alonso largou as 9 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília) em primeiro lugar no GP de Monaco, e ali ficou até o final. Lewis Hamilton largou as 9 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília) em segundo lugar no GP de Monaco, e ali ficou até o final. Felipe Massa largou as 9 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília) em terceiro lugar no GP de Monaco, e ali ficou até o final. Giancarlo Fisichella largou as 9 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília) em quarto lugar no GP de Monaco, e ali ficou até o final. Eu acho que vocês já me entenderam.
O principado de Mônaco tem sim seu charme. Tem também o time do Monaco (que alguns chamam de MonacÔ) com uma camiseta pra lá de esquisita. A única corrida de rua da F1, entretanto, mostrou-se bem monótona visto que ultrapassar em Monaco é algo bem complicado e, convenhamos, quem é que vai ficar arriscando ultrapassagens a 200km/h onde, no menor dos erros, não há "caixa de brita" e sim, um muro?
Mas o problema não é dos pilotos. Por pior que sejam, eles precisam apenas acelerar, frear e ficar longe do muro. Isso quase todos conseguiram. O Luciano Burti até comentou surpreso que poucos haviam saído da corrida. Num certo GP de 1990 (eu acho), Gerhard Berger estava mexendo nao sei o que em seu carro a pedido do engenheiro da equipe (que explicava o procedimento num rádio em que provavelmente só se ouviam "chiados") quando, ao ver a pista se acabando a sua frente, pisou fundo no pedal direiro para frear... enfim, é óbvio que não deu certo, décimos de segundos depois ele percebeu que o freio era acionado pelo pedal esquerdo. Já não dava mais pra evitar a saída da pista... Contei essa história pra mostrar que hoje em dia a maior parte dos ajustes são feitos automaticamente naqueles carros, com alguns ajustes de desempenho possiveis de serem feitos apertando botões coloridos no volante. Outra: você nunca viu aqueles vídeos antigos de fórmula 1, nos quais os pilotos usam a mão direita para engatar as marchas ao lado do volante? Já vi vários do Senna, inclusive em Mônaco. Marchas como a do seu carro (ou não), do tipo H.
Esse violento avanço tecnológico se contrapõe ao prazer de ver alguém errando alguma coisa e permitindo a briga por posições. O final do "túnel" abaixo do Cassino, na prova de Mônaco, foi local de ultrapassagens fantásticas na história da F1. Hoje, com a tração automática e tantos outros recursos automáticos, até uma Super Aguri consegue abrir distância de uma Ferrari naquele tunel, ninguém consegue mais entrar no vácuo do piloto à frente pois ninguém mais "engata a marcha errada"!!..
Por mais que o Galvão fique empolgado com o GP de Mônaco, não acho que tenha a mesma graça. Essa que é a verdade.
Até o GP do Canadá! (com certeza, o mais bacana de jogar no GP4)
Abraços BrunoMarcadores: A 14km por segundo |