uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Io-ho-ho e uma garrafa de rum
Igreja Universal do Paraíso Fiscal
Conta paga
Guerra dos Mundos
Jeremias: um mundinho à parte?
Profissionalmente falando
Informativo
10³
Sobre o jogo
ô gente sem vontade...

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Mais uma vitória da tecnologia
Anônimo - 27 maio 2007 - 20:02
.. E a cada corrida como a deste domingo, lembro dos tempos onde o piloto era o principal ator da fórmula 1.

Fernando Alonso largou as 9 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília) em primeiro lugar no GP de Monaco, e ali ficou até o final. Lewis Hamilton largou as 9 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília) em segundo lugar no GP de Monaco, e ali ficou até o final. Felipe Massa largou as 9 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília) em terceiro lugar no GP de Monaco, e ali ficou até o final. Giancarlo Fisichella largou as 9 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília) em quarto lugar no GP de Monaco, e ali ficou até o final. Eu acho que vocês já me entenderam.

O principado de Mônaco tem sim seu charme. Tem também o time do Monaco (que alguns chamam de MonacÔ) com uma camiseta pra lá de esquisita. A única corrida de rua da F1, entretanto, mostrou-se bem monótona visto que ultrapassar em Monaco é algo bem complicado e, convenhamos, quem é que vai ficar arriscando ultrapassagens a 200km/h onde, no menor dos erros, não há "caixa de brita" e sim, um muro?

Mas o problema não é dos pilotos. Por pior que sejam, eles precisam apenas acelerar, frear e ficar longe do muro. Isso quase todos conseguiram. O Luciano Burti até comentou surpreso que poucos haviam saído da corrida. Num certo GP de 1990 (eu acho), Gerhard Berger estava mexendo nao sei o que em seu carro a pedido do engenheiro da equipe (que explicava o procedimento num rádio em que provavelmente só se ouviam "chiados") quando, ao ver a pista se acabando a sua frente, pisou fundo no pedal direiro para frear... enfim, é óbvio que não deu certo, décimos de segundos depois ele percebeu que o freio era acionado pelo pedal esquerdo. Já não dava mais pra evitar a saída da pista... Contei essa história pra mostrar que hoje em dia a maior parte dos ajustes são feitos automaticamente naqueles carros, com alguns ajustes de desempenho possiveis de serem feitos apertando botões coloridos no volante. Outra: você nunca viu aqueles vídeos antigos de fórmula 1, nos quais os pilotos usam a mão direita para engatar as marchas ao lado do volante? Já vi vários do Senna, inclusive em Mônaco. Marchas como a do seu carro (ou não), do tipo H.

Esse violento avanço tecnológico se contrapõe ao prazer de ver alguém errando alguma coisa e permitindo a briga por posições. O final do "túnel" abaixo do Cassino, na prova de Mônaco, foi local de ultrapassagens fantásticas na história da F1. Hoje, com a tração automática e tantos outros recursos automáticos, até uma Super Aguri consegue abrir distância de uma Ferrari naquele tunel, ninguém consegue mais entrar no vácuo do piloto à frente pois ninguém mais "engata a marcha errada"!!..

Por mais que o Galvão fique empolgado com o GP de Mônaco, não acho que tenha a mesma graça. Essa que é a verdade.

Até o GP do Canadá!
(com certeza, o mais bacana de jogar no GP4)

Abraços
Bruno

Marcadores:

Comentários: 5