uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Redundância repetida
Como assim?
É tudo sobre dinheiro
A triste realidade
Distinções
Agendamento
Opção X Obrigação
Mulheres
i-Tudo
i-voting

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Queijo Suíço
Kleiton - 14 março 2007 - 13:57
Desde o lançamento do Windows XP, em outubro de 2001, a Microsoft já trabalhava no que viria a ser o seu sucessor. Pois bem, mais de cinco anos se passaram, e 2007 nos trouxe o (pretenso) revolucionário Windows Vista, com uma cara mais bonita, milhares de novas funcionalidades e um esquema de segurança "total". Tudo já devidamente comentado por essa coluna.

Pois bem, menos de 2 meses após o lançamento, o mundo já começa a descobrir aquilo que todos os "linuxers" e especialistas em informática já sabiam de antemão: uma seqüência de falhas de segurança, tanto no próprio sistema operacional, quanto no IE7, o navegador microsoftiano que quer ser o Firefox mas não consegue.

Assim como qualquer distribuição Linux, você pode copiar o Vista num cd e distribuir por aí, de graça. Mas, em primeiro lugar, não dá pra baixar o sistema da Microsoft do site, ao contrário do primeiro; e em segundo lugar, não vai aparecer nenhuma janela alertando "que o seu sistema não é original, você pode ter sido enganado". Até porque qualquer cópia de qualquer distribuição Linux é original. E bem mais segura.

PS: Além da questão da segurança, também fico sabendo que a última versão disponível do Ubuntu (6.10, também chamada de Edgy Eft) tem uma interface de instalação que dá uma surra na interface de instalação do Windows. Totalmente gráfica, permite inclusive que o usuário particione seu HD antes de instalar o sistema operacional, já reservando aquele "espacinho" pro Windows, pro caso de precisar (embora seja cada vez mais fácil sobreviver somente com o linux, ainda mais com uma distribuição boa como o Ubuntu).

Marcadores:

Comentários: 0