Desde o lançamento do Windows XP, em outubro de 2001, a Microsoft já trabalhava no que viria a ser o seu sucessor. Pois bem, mais de cinco anos se passaram, e 2007 nos trouxe o (pretenso) revolucionário Windows Vista, com uma cara mais bonita, milhares de novas funcionalidades e um esquema de segurança "total". Tudo já devidamente comentado por essa coluna.
Pois bem, menos de 2 meses após o lançamento, o mundo já começa a descobrir aquilo que todos os "linuxers" e especialistas em informática já sabiam de antemão: uma seqüência de falhas de segurança, tanto no próprio sistema operacional, quanto no IE7, o navegador microsoftiano que quer ser o Firefox mas não consegue.
Assim como qualquer distribuição Linux, você pode copiar o Vista num cd e distribuir por aí, de graça. Mas, em primeiro lugar, não dá pra baixar o sistema da Microsoft do site, ao contrário do primeiro; e em segundo lugar, não vai aparecer nenhuma janela alertando "que o seu sistema não é original, você pode ter sido enganado". Até porque qualquer cópia de qualquer distribuição Linux é original. E bem mais segura.
PS: Além da questão da segurança, também fico sabendo que a última versão disponível do Ubuntu (6.10, também chamada de Edgy Eft) tem uma interface de instalação que dá uma surra na interface de instalação do Windows. Totalmente gráfica, permite inclusive que o usuário particione seu HD antes de instalar o sistema operacional, já reservando aquele "espacinho" pro Windows, pro caso de precisar (embora seja cada vez mais fácil sobreviver somente com o linux, ainda mais com uma distribuição boa como o Ubuntu).Marcadores: Expressão Digital |