uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Enquanto isso, no expediente...
Satisfaction
Vacas magras em Neverland
Telefone (?!)
É o seu mundo. Sinto muito.
Peliculosidade
Irmão mais velho
Um homem, dois aniversários
Repórter14
Toco y me voy

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Expressão Digital
Kleiton - 31 janeiro 2007 - 00:25
Acredito que a maioria de vocês já conheça a minha tendência explícita pelos softwares livres. Mas isso não me deixa cego, e a coluna semanal de tecnologia não poderia deixar de destacar o principal evento tecnológico da semana: a chegada às prateleiras do Windows Vista, que - dizem - vem pra revolucionar o conceito que você tem do Windows.

Como não sou um blogueiro influente lido pelas massas, não recebi em casa um laptop "emprestado" da Microsoft pra testar o dito cujo. Mas vou me basear em fontes online, e tentar passar uma idéia do que pode ser encontrado no mais novo SO da família das janelas.

Em primeiro lugar, a preocupação do tio Bill com a segurança. Não é à toa: as grandes críticas feitas a todas as versões anteriores do Windows concentram-se nesse ponto. Mr. Gates falou, no começo dos trabalhos do Vista, que entre adicionar uma funcionalidade e resolver um problema de segurança, os técnicos deveriam optar sempre pelo segundo. E parece que assim o fizeram: a segurança foi tão reforçada, mas tão reforçada, que pode ser classificada entre paranóica e invasiva. O Vista agrega uma ferramenta para criptografar o disco rígido, um anti-spyware e um controle de navegação pelos pais (criançada, nada de putaria). E já vem integrado com o IE 7, lançado no final do ano passado, e também muito mais preocupado com a segurança - e também com navegação por abas, e também com suporte a RSS... Será que a Microsoft copiou alguém?

Outro grande avanço do Vista diz respeito à interface: chamada de Aero (Authentic, Energetic, Reflective and Open), apresenta janelas tranlúcidas, efeitos visuais ao redimensionar uma janela, preview do conteúdo de uma janela ao passar o mouse quando ela está minimizada, efeitos tridimensionais. Tudo bem, nada que usuários de Linux e/ou MacOSX já não conheçam, mas para usuários de Windows é uma verdadeira revolução visual. Na Área de Trabalho, uma "sidebar" (também transparente) com espaço para aplicações personalizáveis, como previsão do tempo, ações da bolsa, RSS e assim por diante.

O Vista ainda tem mais um monte de frescuras: o novo Media Player permite organizar músicas e vídeos, gravar e assistir a DVDs e até assistir TV no PC, com uma antena adequada. O sistema de busca vem sendo apresentado como uma das grandes inovações, facilitando a vida do usuário para encontrar o que procura - porque ao contrário dos sistemas de busca dos Windows anteriores, esse funciona. Além disso, pode ser controlado por uma tela sensível ao toque, conversa com redes sem fio, com aparelhos Bluetooth, com o Xbox 360 e com dispositivos portáteis.

Até agora, só flores. Mas pra tudo isso que eu falei, precisa hardware (aquela parte que tu chuta quando dá pau, lembra?). Para um desempenho mínimo, com os recursos tridimensionais da interface Aero, precisa pelo menos um processador de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, placa gráfica de 128 MB e 8Gb de espaço livre em disco (não encontrei o espaço que ele ocupa depois de instalado, mas dá pra imaginar que pouca coisa não é). Pra um SO que quer ser hegemônico, o Vista não é pra qualquer um. Outro problema: parece que vai ter um sistema de bloqueio a pirataria, que dificultaria a reprodução ou cópia de conteúdo de CDs e DVDs não-originais. Quem vai querer um sistema que não te deixe copiar músicas ou filmes? É óbvio que isso não vai durar - não dou 1 mês pra que os hackers de plantão descubram os muitos furos de segurança, bem como burlem o tal bloqueio anti-pirataria.

É isso. O novo sistema do tio Bill parece ser o mais perfeito software dos sonhos mais perfeitos da terra encantada da fantasia. Mas não dá pra esquecer que é da Microsoft. Ou seja: te encanta com a beleza, mas provavelmente vai querer 538 confirmações antes de te deixar enviar aquele trabalho monografia.doc pro teu orientador. E se o orientador usar o Vista, talvez ele não consiga abrir o trabalho por ser um arquivo perigoso.

Coisas da Microsoft.

(Pra constar: a Apple tá pra lançar, no segundo trimestre de 2007, o Mac OS X 10.5, também conhecido como Leopard. Conforme as palavras do próprio Steve Jobs, "enquanto a Microsoft tenta copiar a versão do Mac OS X que lançamos anos atrás, estamos anos à frente com o Leopard". Levo mais fé.)

Marcadores:

Comentários: 7