uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Irmão mais velho
Um homem, dois aniversários
Repórter14
Toco y me voy
Suando a 14
Mas tu é burro, hein?
A Nova Ordem Mundial
Expressão Digital
Semântica
Peliculosidade

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Peliculosidade
André - 29 janeiro 2007 - 12:27
Contato(Contact)

5/5

Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: James V. Hart e Michael Goldenberg, baseado em livro de Carl Sagan

Elenco:
Jodie Foster
Matthew McConaughey
Tom Skerritt
David Morse
William Fichtner

Quando o filme acabou, minha mãe passou na sala e, ao olhar a capa do DVD, perguntou se era um filme sobre extraterrestres. Eu respondi que não: Contato é um filme sobre humanos.

Desde piá a pequena Ellie Arroway catava indícios de outras vidas no universo, curiosidade incentivada pelo seu pai. Já adulta, consagrada no ramo científico e interpretada pela Jodie Foster, ela capta o que podem ser os primeiros sinais de que há vida lá fora.

A pergunta que o filme parece fazer é "E o que acontece a partir daí?". Quem é o dono dessas mensagens? E quem na Terra possui propriedade sobre elas? Se foram descobertas por uma pesquisadora americana, então os Estados Unidos são os únicos que possuem o direito de investigar?

O grande mérito do diretor é mostrar todas as implicações que possam originar desse fato. Enquanto Ellie enxerga os sinais com entusiasmo, o Secretário de Defesa, mais retranqueiro do que a Seleção da Itália, acha que tudo é uma ameaça ao país. Já as manifestações religiosas, desde as mais simples até as mais radicais, proliferam-se mundo afora. E até onde a imprensa pode ser determinante em tudo isso? Uma notícia dessa interfere na vida de todos, e cada um tem uma reação diferente. Pra começo de conversa, basta dizer que a primeira mensagem enviada pelos estrangeiros é uma imagem de... Hitler! E ainda dizem que o vídeo da Cicarelli é polêmico.

Disposto a mostrar a natureza dos seres humanos, o roteiro não se preocupa em fazer agrados: embora seja a heroína, Ellie também é caracterizada pela obsessão com as mensagens, algo que para ela "vale a perda de uma vida humana". A máquina que os ET's mandam o pessoal construir é vista com desconfiança, a tal ponto que os cientistas colocam novos acessórios que não estavam nas instruções - e que, mais tarde, provam ser prejudiciais para o funcionamento da mesma. É a velha prepotência em ação.

Dirigindo tudo de forma sóbria e sem exageros, Robert Zemeckis consegue nos fazer acreditar que aquele é um mundo real, e não de ficção científica. É povoado por pessoas reais, cujas opiniões acerca do acontecimento são formadas pela mídia ou por crenças profundas - não é à toa que em determinado momento a área ao redor do laboratório vira um circo, com manifestações, festas, pessoas curiosas e propagandas fazendo alusão aos extraterrestres.

Algumas coisas, no entanto, incomodam: o romance entre a doutora e o pastor é extremamente forçado, a amizade dela com um colega não passa a impressão de ser tão grande (e isso resulta num puta clichê na finaleira) e tem aquele cara que quer roubar os créditos pelo trabalho, para que possamos torcer ainda mais pela protagonista.

Mas, no final das contas, o que fica mesmo é uma impressão de que ainda não estamos prontos para contato com diferentes culturas, sejam elas terrestres ou não. Como diz um personagem extremamente importante:

- Vocês são capazes dos mais belos sonhos e dos piores pesadelos.

É esse o mundo no qual vivemos.
Comentários: 2