(estréia da coluna semanal sobre tecnologia) Buscando referências a respeito de novas tecnologias, internet e toda essa baboseira que qualquer piá de 12 anos conhece (e alguns inclusive ganham dinheiro com isso), pode-se encontrar muita coisa a respeito de uma possível democracia tecnológica plena, potencializada pela capacidade que o ambiente online tem de... bem, de ser democrático.
É claro que ainda falta muito pra que isso aconteça - ainda mais porque boa parte dos políticos não sabe nem sequer enviar um email ou, imagine, manter um blog atualizado (exceções existem, só consigo me lembrar do da Soninha agora), e ainda boa parte da população mundial não tem acesso a computadores, internet, enfim. Mas ações isoladas me deixam cada vez mais otimista e crente de que isso é possível.
O ministro de infra-estrutura italiano, Antonio di Pietro, publicou um vídeo no YouTube explicando como funciona o "Consiglio dei Ministri", que ocorre toda a sexta-feira. É uma reunião ministerial clássica, e no vídeo ele explica os procedimentos de tal encontro, e fala do encontro ocorrido em 19 de janeiro. Ele promete vídeos semanais.
A fala do ministro e o ato de jogar isso no onisciente site de compartilhamento de vídeos tem o objetivo de tornar as discussões e decisões mais transparentes, ao mesmo tempo que tenta retomar a confiança das pessoas na classe política (perdida não só aqui no Brasil). Um exemplo para políticos brasileiros, uma forma simples e barata de se comunicar com um grande número de eleitores. Um jeito eficiente de aproximar a política do agente político mais importante que existe - o cidadão.
Uma pena que, ao invés disso, no Brasil o YouTube sofra uma ameaça de censura por causa de uma trepada na praia.Marcadores: Expressão Digital |