uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Semântica
Peliculosidade
Um passo à frente
Futebol totalitário
God bless America
Ah, eu amo meu trabalho...
Isto, cavalheiros, é futebol
Peliculosidade
Bill? Que Bill?
Sem banda larga

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Expressão Digital
Kleiton - 24 janeiro 2007 - 10:50
(estréia da coluna semanal sobre tecnologia)
Buscando referências a respeito de novas tecnologias, internet e toda essa baboseira que qualquer piá de 12 anos conhece (e alguns inclusive ganham dinheiro com isso), pode-se encontrar muita coisa a respeito de uma possível democracia tecnológica plena, potencializada pela capacidade que o ambiente online tem de... bem, de ser democrático.

É claro que ainda falta muito pra que isso aconteça - ainda mais porque boa parte dos políticos não sabe nem sequer enviar um email ou, imagine, manter um blog atualizado (exceções existem, só consigo me lembrar do da Soninha agora), e ainda boa parte da população mundial não tem acesso a computadores, internet, enfim. Mas ações isoladas me deixam cada vez mais otimista e crente de que isso é possível.

O ministro de infra-estrutura italiano, Antonio di Pietro, publicou um vídeo no YouTube explicando como funciona o "Consiglio dei Ministri", que ocorre toda a sexta-feira. É uma reunião ministerial clássica, e no vídeo ele explica os procedimentos de tal encontro, e fala do encontro ocorrido em 19 de janeiro. Ele promete vídeos semanais.

A fala do ministro e o ato de jogar isso no onisciente site de compartilhamento de vídeos tem o objetivo de tornar as discussões e decisões mais transparentes, ao mesmo tempo que tenta retomar a confiança das pessoas na classe política (perdida não só aqui no Brasil). Um exemplo para políticos brasileiros, uma forma simples e barata de se comunicar com um grande número de eleitores. Um jeito eficiente de aproximar a política do agente político mais importante que existe - o cidadão.

Uma pena que, ao invés disso, no Brasil o YouTube sofra uma ameaça de censura por causa de uma trepada na praia.

Marcadores:

Comentários: 3