uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Mulheres
i-Tudo
i-voting
Advogado do Diabo
Chorar e rir
Errata
A 14km por segundo
Outro mundo, outro nível!
Astros
Don't let it get away

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Opção X Obrigação
Thiago Silverolli - 08 março 2007 - 23:27
Hoje teve mais uma convocação do Dunga, para mais amistosos caça-níqueis da seleção. Vamos à Europa jogar contra um vizinho e depois contra um time africano. Eu poderia me alongar mais desenvolvendo esse assunto, mas essa coluna conscientemente não tem primado por notícias.

Ok.Vou usar a convocação. Mas não comenta-la particularmente. Pretendo falar sobre o que essa seleção tem me passado para comentar sobre torcida.

Costumam dizer que em época de Copa do Mundo é onde o patriotismo mais aflora nos brasileiros. É quando mais bandeiras são hasteadas, quando mais roupas verde-e-amarelas são vestidas, e o hino nacional (a parte lembrada, pelo menos) é mais cantado. Patriotismo? Eu não acho que seja. Pra mim é simplesmente uma torcida para um time de futebol. O que é bem diferente.

E só há mobilização tão grande em torno desse time por pura falta de opção. Afinal de contas, todos os torneios de clubes são interrompidos.

Seria até engraçado tentar defender aqui que a Copa desperte menos interesse do que o Campeonato Brasileiro. Se bem que eu poderia fazê-lo em relação à Copa América... Mas o fato é que os torcedores se identificam muito mais com seus clubes do que com a seleção de seu país.

Uma derrota em um GREnal decisivo é bem mais dolorosa do que uma eliminação para a França; e na vitória, nem se fala: em quem tu te arriou em 2002, quando o Brasil ganhou o penta-campeonato? Fez buzinaço no consulado alemão ou no Instituto Goethe? Claro que não! Estavam todos insuportavelmente felizes, logo, todos suportavam. Ganhar sem ver ninguém de cabeça inchada não tem a mesma graça.

Este sentimento se acentua em momentos como o atual, em que a seleção passa por um período de testes, quando atletas sem empatia com a maioria da torcida são chamados para representa-la.

Com vocês, futebol:

Marcadores:

Comentários: 5