uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
i-voting
Advogado do Diabo
Chorar e rir
Errata
A 14km por segundo
Outro mundo, outro nível!
Astros
Don't let it get away
Recuperação Futebol Clube
Não sou marrento, sou Foda!

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
i-Tudo
Kleiton - 07 março 2007 - 12:03
Há pouco mais de seis meses, eu descobri o tal Google Textos e Planilhas. Me agradei bastante do dito cujo, apesar de não ter mergulhado de cabeça no uso dele em função de não ter uma banda tão larga assim aqui em casa - e também por aquele medo oculto de que, certo dia, os servidores do Google sejam alvo de um atentado terrorista, e minha monografia vá pro espaço. Bobagem.

Pois é. Aos poucos, a virtualização vai tomando conta das nossas vidas. Cds vão sendo descartados, perdendo para o comércio de músicas em sites como iTunes (ou para a pirataria de músicas, em softwares como o Soulseek). As pessoas vão se acostumando a baixar filmes inteiros no PC - e também a assistí-los ali mesmo, em telas de LCD que dão inveja à minha 29" da sala. Videogames estão competindo com jogos de computador, páreo duro. Já tem editor de vídeo online, facilitando a vida dos "youtubers", e a Adobe prometeu para breve um Photoshop online para competir com o Google no mercado de softwares online (mas vai competir também com o Fauxto, um editor de imagem online já existente). Ou seja: o cenário dos "web-based softwares" tá fervilhando.

Não é de impressionar, então, que existam projetos de sistemas operacionais online (web-based operating systems) sendo desenvolvidos. Mas me impressionou, e bastante. São aplicações com a mesma função do Linux e do Windows, mas que não precisam estar instaladas no HD pra funcionar. Encontrei dois ótimos (me digam caso conheçam mais), experimentei os demos disponíveis nos respectivos sites e vou experimentar mais a fundo nas próximas semanas. Ambos são rápidos e extremamente intuitivos. O EyeOS oferece softwares básicos para edição de texto, calculadora, browser e outros, além de ser Open Source - ponto pra ele. O YouOS, além de todas as ferramentas básicas, tem um banco de aplicações para download e instalação. Passei um tempão jogando uma versão de Mario Bros baixada por lá, dentro do próprio ambiente YouOS.

Nossa diversão já está na internet. O banco, quase todo online, só não permite ainda a retirada de dinheiro no próprio PC. O escritório está num processo avançado de internetização, e esse processo aos poucos vai chegando ao próprio sistema operacional, a alma do pc. Há quem diga que, em breve, não precisaremos mais nos preocupar com espaço em disco, mas sim com largura de banda - porque praticamente tudo será acessado direto na web. Boto fé.

Marcadores:

Comentários: 4