uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
F-15 soltando estalinho
Homenzinhos Dourados
Fotos da galera se perdendo em Floripa
Tenacidade
O caminho das pedras
Faça a evolução
Nacional 3 x 1 Internacional
Desintoxicação
Men at Work
Cerro Porteño 0 x 1 Grêmio

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Folksonomia
Leandro Corrêa - 27 fevereiro 2007 - 21:59
A melhor fonte de informação sobre um filme são as pessoas que já o viram. Essas pessoas podem ser desde um aclamado crítico de cinema que escreve no jornal até o teu amigo que resenha sobre filmes num blog. O mesmo vale para a indicação de um livro, uma banda, um lugar, um restaurante, etc; sempre procuramos por opiniões de pessoas.

Mas não quaisquer pessoas. Pois com o tempo elegemos aquelas de confiança para cada tipo de assunto - filmes, literatura, música, turismo; sabemos a quem recorrer e, na maioria das vezes, são pessoas do nosso convívio social. Uma das coisas mais legais que vejo na internet é a possibilidade de considerar opiniões não apenas de amigos e conhecidos, mas também daqueles que nunca vimos antes.

Há tempos, por exemplo, espero pelo lançamento no Brasil do novo filme do Michel Gondry, "Science of Sleep". Sou fã desse diretor desde a época que ele só fazia videoclipes legais, mas minha ansiedade se deve principalmente porque li em vários sites e blogs opiniões muito boas de quem teve a sorte de assistir ao filme (que, espero, chegará aos cinemas brasileiros ainda em 2007). Essas opiniões vêem de pessoas que eu nunca vi na vida - e provavelmente nunca vou ver - mas que são tão ou mais fãs do Gondry que eu. E só isto já basta para eu dar-lhes crédito e ficar nessa ansiedade.

Além dos blogs, há sites na internet que utilizam recomendações dos próprios usuários para classificar a relevância de seus conteúdos. Esse método, chamado Folksonomia (en), se baseia no elemento humano e, na minha opinião, contrapõe-se ao ideal de Inteligência Artificial. Afinal, quem é melhor para julgar se um video do YouTube é interessante: um robô programado para cruzar informações ou milhares de pessoas que já o assistiram e disseram "isso é interessante"?

O Google sempre apresenta resultados relevantes porque ele é baseado num sistema chamado PageRank, que "varre" a internet frequëntemente e classifica os sites de acordo suas referências em outros; quanto mais linkado um site for, mais relevante ele é para o Google. Faz sentido, não? Da mesma forma, os videos mais legais (e curiosos, e absurdos, e emocionantes, e bizzaros, e polêmicos, etc) que encontro no YouTube são aqueles listados nas páginas mais vistos, mais votados e mais "favoritados".

Aliás, um site que eu tenho usado bastante e que já recomendei para alguns aqui no blog é o del.icio.us. Basicamente, ele é uma rede social de troca de bookmarks - sites favoritos. A primeira vantagem é óbvia: ter um "Meus favoritos" on-line acessível de qualquer computador. Mas o principal atrativo é que, ao fazer uma pesquisa no del.icio.us, a relevância dos resultados vem dos sites mais "favoritados" por todas as pessoas que lá compartilham seus links. Genial, e por isso foi comprado ano passado pelo Yahoo! (que há alguns anos perdeu o 1º lugar para o Google entre os sites de busca - por que será?). Há ainda outros sites de votação de relevância para notícias enviadas pelos usuários, como o Digg (sobre tecnlogia, principalmente) e o brasileiro Overmundo (sobre cultura).

Por último, o exemplo máximo de Inteligência Humana contribuindo com informações - a mega-bem-sucedida enciclopedia Wikipedia, cujo conteúdo foi construído por internautas do mundo inteiro, e que continua aberta para que qualquer um possa adicionar novos dados ou modificar os já existentes.

O sociólogo Manuel Castells (tô lendo pra minha mono!) afirma que a internet nada mais é do que um reflexo da própria sociedade: seu comportamento, suas atitudes, seus interesses no mundo real são os mesmos no virtual. Então, já que a rede elimina as fronteiras da distância, vamos abusar do elemento humano! Leu um post bacana em um blog qualquer? Escreva um comentário e contribua com a discussão! Viu um video legal no YouTube? Classifique-o com 5 estrelas e, se valer a pena, adicione aos seus favoritos. Descobriu uma banda nova? Uma banda velha? Recomende o CD no site da loja que você comprou, para que outras pessoas possam ler. Dê testemunhos úteis no Orkut (!) Escreva sobre um filme legal no seu blog! Você não tem um? Então cria (é de graça) e passe a recomendar tudo que achar que mereça ser! Seja ciberativo! Você estará contribuindo para o aperfeiçoamento da melhor fonte de informações já inventada: as pessoas!

Porque a internet não uma rede mundial de computadores, mas de pessoas.

Marcadores:

Comentários: 5