O que eu mais ouço por aí quando vejo alguém de fora do ramo
falando sobre publicidade é a expressão propaganda enganosa. Além do caso do
McDonald’s, um exemplo bem popular é o do saco de ar da Ruffles. Aliás, esse é
o mais descabido! No pacote ta escrito 100g de batata, e não 200ml! O pacote
pode ter o tamanho da bunda de uma Panicat, se dentro dele vierem 100g de
batata frita, eles estão entregando exatamente o que prometeram.
Mesmo olhando como consumidor eu sou favorável às fotos
produzidas dos produtos. O sentido em que mais confiamos é a visão. Por isso, até pra
vender comida, quando o que mais deveria importar é o gosto que a iguaria tem, é,
sim, preciso uma apresentação bonita. Se as redes de fast food colocassem hambúrgueres
desalinhados e enrugados em seus anúncios, eu não
teria a menor vontade de experimentar.
No entanto, depois que eu experimento a comida o que vale é o sabor, e
não o aspecto maquiado e bem penteado que ela tenha. É a relação entre minhas
papilas gustativas e a combinação de ingredientes da guloseima que vai dizer se eu vou
continuar ou não comendo em determinado restaurante.
Normalmente quem reclama dessas coisas são justamente as
pessoas que mais consomem esses produtos. Provou, gostou, vai continuar
comprando? Então para de reclamar! E voltando ao exemplo do salgadinho, o que seria
mais sedutor na prateleira do supermercado? A bunda da Panicat ou um saco
murcho de batata? Marcadores: comida, McDonald's, propaganda, Ruffles |