uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Uma incerteza chamada táxi.
Infinitas Possibilidades
O City, o Chelsea e o mundo
Domingo de tarde
Ah! Os anos 80...
Insanidade
De que vale uma Série D?
De roupas coladas e explosões
Que golaço do Ramires!
Aquecimento pro GRE-NAL

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Showtime
Thiago Silverolli - 31 maio 2012 - 16:57

Um dos melhores jogos de videogame da minha infância foi NBA JAM. Essa “fita”, que eu jogava no meu Super Nes, entrou na minha vida na direção oposta do que normalmente acontecia com os simuladores: Se comecei a jogar Super Mônaco GP por gostar de Fórmula 1 e Fifa Soccer por ser viciado no ópio do povo, foi justamente por jogar NBA JAM que eu me interessei pela National Basketball Association, inspirado pela empolgação que aquela fonte virtual de adrenalina me causava. 

E nessa onda de curtir basquete, eu tinha bonés e camisetas com os mascotes da Looney Tunes vestidos como jogadores, álbum de figurinhas da NBA, e até uma bola de basquete. Isso mesmo! O videogame me incentivando numa atividade física nova! “A vida imitava o vídeo(game) e eu inventava um novo inglês...”

Depois de algumas temporadas, eu me convenci de que ninguém além de Michael Jordan era capaz de reproduzir aquelas piruetas exageradas que os bonequinhos do NBA JAM faziam naquela quadra bidimensional  hipnótica. E quando ele parou de jogar, eu gradativamente perdi o interesse, afinal o que eu queria era ver NBA JAM na TV, e não simplesmente basquete.

Mais de uma década se passou, e nesse ano, por uma bela dose de acaso, estou acompanhando os Playoffs da NBA. O jogo mudou e eu mudei também. Observando agora sob a ótica de publicitário, o que me impressiona é a capacidade de espetáculo que o esporte tem. Tudo é fonte de renda, dá pra aproveitar qualquer coisa pra vender. Tudo bem, nos anos 90 isso já existia. Lembra dos meus bonés, das minhas figurinhas e do próprio videogame?

A diferença é que hoje eu consigo perceber melhor isso. E o caso mais emblemático talvez seja James Harden. O cara é reserva dos Thunders, time que chegou há 3 anos em Oklahoma City, mas já é ídolo por lá e a torcida já é fanática pelo time. Harden é uma espécie de talismã, e tem uma característica peculiar: um visual Mr. T, vindo diretamente dos anos 80. Abaixo, uma foto do jogador e outra com o efeito que ele causa na torcida.



Marcadores: , , , , , , ,

Comentários: 3