uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Domingo de tarde
Ah! Os anos 80...
Insanidade
De que vale uma Série D?
De roupas coladas e explosões
Que golaço do Ramires!
Aquecimento pro GRE-NAL
A semiótica das sinaleiras
Domingo campineiro
O calendário do nosso futebol

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
O City, o Chelsea e o mundo
André - 20 maio 2012 - 20:56
As conquistas de Manchester City e Chelsea, ao longo da última semana, são o início de uma nova fase no esporte mais popular do mundo: o futebol fast-food. Já há bastante tempo que os clubes tentam se maquiar como empresas, mas finalmente a iniciativa começou a dar lucro. Agora ambas as equipes cresceram na hierarquia futebolística seguindo o caminho inverso: ao invés de surpreenderem em algum torneio e se tornarem famosas, ficaram famosas para depois surpreender em algum torneio.

Claro que os milhares de capitalistas xiitas vão invadir este post e dizer que é o curso natural das coisas. Talvez não exista mesmo um motivo lógico para diminuir as conquistas de City e Chelsea, mas estamos falando de futebol, paixão, instinto, e o instinto me diz que é a coisa certa a fazer. Assim, não deve surpreender a vocês que eu classifique times que primeiro vendem a marca e depois tentam conquistar algo como "futebol fast-food". Clubes cujo crescimento da torcida internacional é fruto de pautas na imprensa, e não de merecimento por critérios dignos (futebol, camiseta bonita, craque do leste europeu, volante de categoria, etc). É o equivalente a beber Heineken e dizer que ela é melhor do que a Polar.

Entretanto, ao que tudo indica, é a tendência a ser seguida. Podem esperar então muitas equipes irrelevantes ganhando status através de sheiks malucos que precisam lavar o dinheiro em algum lugar. A menos, claro, que algum herói esteja ressurgindo para impor os valores sagrados do futebol e doutrinar sem piedade a geração modinha que acha que dinheiro compra tudo.

Esperança, teu nome é Juventus.
Comentários: 6