uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Domingo campineiro
O calendário do nosso futebol
Xenofobia ao extremo!
Noveleiros
Antes tarde do que nunca
Fome de franquia
Série acadêmica
Eu, eu mesmo e a matéria
O tempo
Músicas e garotas

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
A semiótica das sinaleiras
André - 24 abril 2012 - 22:19
Se tem algo que me deixa curioso, além de descobrir onde Sergio Busquets faz aulas de atuação, é a forma como funciona a comunicação entre a sinaleira ("semáforo" ou "farol" para os neandertais) e os motoristas. A princípio, parece algo simples: temos três discursos, representados por cores diferentes, cada um transmitindo uma informação específica. Parecido com aquela cena de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, mas sem som e sem Spielberg.

Entretanto, tal qual uma discussão de casal, nem tudo é tão simples. O sinal vermelho, por exemplo: ele significa que a passagem está fechada para os carros. Só que o sinal vermelho é menos uma comunicação do que um ultimato: ele é a ÚNICA coisa que consegue conter o trânsito. Sem ele, carros zombariam da velocidade do som em todos os lugares e os pedestres ficariam eternamente esperando por uma oportunidade que jamais surgiria. E os motoristas não param nele por entender sua comunicação ou sua função; param porque, se não o fizerem, serão castigados com uma multa (é mais ou menos o mesmo motivo pelo qual uma criança faz o tema de casa). Logo, aos olhos dos motoristas, o sinal vermelho não significa "pare": significa "cuidado com a multa".

Já o sinal amarelo mostra que o vermelho está prestes a entrar em cena, informando aos motoristas uma única palavra: "atenção". Atenção, o sinal vai fechar. Atenção, pessoas vão atravessar a rua. Atenção, aquele caminhão que está estuprando a barreira do som não vai parar no cruzamento, então é melhor que você o faça. Entretanto, com as mudanças de comportamento observadas na sociedade brasileira ao longo dos anos, o significado foi um pouco distorcido - ao menos para os receptores. Afinal, a ideia continua a mesma - "atenção" -, mas, para ouvidos motorizados, ela quer dizer algo completamente diferente: "é agora ou nunca".

E, finalmente, chegamos ao sinal verde, uma forma esperançosa de dizer aos motoristas "siga em frente". É a indicação de que os motoristas podem seguir em seu caminho motorístico sem problemas. Só que, para eles, o sinal verde não indica nada. Ele praticamente não existe. Pois, se o vermelho interrompe o fluxo de carros (e aqui a palavra é "interromper", algo que invade e interfere) e o amarelo dá um aviso de que o tempo está esgotando, o verde nada mais é do que a restauração do status quo. O fim do mundo paralelo e o retorno à soberania automobilística nas ruas.

Ou seja, mesmo hoje em dia, no século XXI, ainda reina a lei do "sou mais forte, mais rápido e tenho mais toneladas de aço do que você".
Comentários: 2