uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Feliz Segunda-Feira
Deus e o diabo na hora do rush
O futebol está de volta?
Feliz Segunda-Feira
Cinema estrangeiro
Sobre o show do U2
Eu preciso
Feliz Segunda-Feira
Desafiando o controle
Feliz Segunda-Feira

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Borges e o brioche
André - 28 abril 2011 - 00:36
Pirataria é algo extremamente complexo de se discutir, e, honestamente, não sou a pessoa mais equipada para adentrar tais territórios de argumentação. Entretanto, me parece que ela nem sempre se origina de um aspecto negativo, de conseguir algo de graça e se achar esperto por isso; muitas vezes, a pirataria advém de uma vontade sobre-humana de compartilhar algo, uma necessidade de dividir com outros determinada obra de arte, transformando o ato em uma verdadeira experiência cultural.

Digo isso porque eu simplesmente preciso compartilhar com vocês um pequeno texto do livro Atlas, de Jorge Luís Borges (sobre o qual já falei aqui). Aliás, espero que isso leve todos a comprarem a obra, pois o que vocês vão ler abaixo é apenas uma parte de um verdadeiro baú repleto de diamantes:

o brioche

Pensam os chineses, alguns chineses pensaram e continuam pensando que toda coisa nova que há na terra projeta seu arquétipo no céu. Alguém ou Algo tem agora o arquétipo da espada, o arquétipo da mesa, o arquétipo da ode pindárica, o arquétipo do silogismo, o arquétipo do relógio de areia, o arquétipo do relógio, o arquétipo do mapa, o arquétipo do telescópio, o arquétipo da balança. Spinoza observou que todas as coisas querem perdurar em seu ser; o tigre quer ser um tigre, e a pedra, uma pedra. Eu, pessoalmente, observei que não existe nada que não tenda a ser seu arquétipo e às vezes o é. Basta estar apaixonado para pensar que o outro, ou a outra, já é seu arquétipo. María Kodama adquiriu esse grande brioche na padaria Aux Brioches de la Lune e me disse, ao trazê-lo para o hotel, que era o Arquétipo. Imediatamente compreendi que tinha razão. 
Comentários: 0