uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Immortality
Feliz Segunda-Feira
A melhor idade e o pior filme
O Top 10 da década (2001-2010)
A arte de escrever sobre viagens
Feliz Segunda-Feira
2010 sob as lentes
Os Big Brothers da vida
Feliz Segunda-Feira
O amor nos tempos da publicidade

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Só no movimento
André - 17 janeiro 2011 - 12:20

Incontrolável (Unstoppable)
3/5

Direção: Tony Scott
Roteiro: Mark Bomback

Elenco
Denzel Washington (Frank)
Chris Pine (Will)
Rosario Dawson (Connie)
Trem

Graças a uma série de situações digna de uma comédia de erros - ou da seleção francesa -, um trem carregando diversos vagões com acetato de clichêssio (ou seja, típica substância química hollywoodiana que está louca pra explodir) sai desgovernado tocando o terror trilhos afora. É então que dois empregados da companhia TREMZÍSTICA, o experiente Frank e o novato Will (com a ajuda da Connie na sala de controle), decidem acabar com a balbúrdia e partem pra tentar parar o trem.

Nos últimos anos, o diretor Tony Scott e sua namorada Denzel Washington estiveram juntos em diversos filmes, explorando sempre o mesmo tema: o mal de Parkinson (única explicação possível para a eterna câmera sacolejante que Scott usa até quando grava o aniversário de seus filhos). Entretanto, apesar da trama simples, Incontrolável conta com um elenco carismático e um roteiro com mais acertos do que erros, transformando-se no melhor trabalho do diretor desde o ótimo Jogo de Espiões, de 2001.

A SACOLEJÂNCIA da câmera é tanta que até as imagens paradas do filme estão em movimento.

O roteiro começa tentando descarrilhar tudo ao construir a situação de uma maneira forçada, apostando que, só porque o espectador acredita em discursos de políticos, então vai acreditar na série de eventos forçados que levam ao início do FUZUÊ. Da mesma forma, aparentemente pouco à vontade com a falta de adrenalina por muito tempo, Mark Bomback coloca cenas de ação sem nenhum sentido, como a dos cavalos na frente do trem e carros capotando aos quatro ventos. Entretanto, quando o filme se apega mais nos bastidores, nos planejamentos, nas decisões, funciona e funciona bem. Os diálogos são rápidos e urgentes, transmitindo ao público a tensão da galera, e a dinâmica entre Frank e Will (e entre estes e Connie), apesar de batida, dá conta do recado. Nada espetacular, mas cativante e crível o suficiente para que o público enxergue as personagens como mais do que "coadjuvantes do trem que pode explodir".

Mais uma vez Scott aparentemente filmou tudo durante um TERREMOTO, pois a câmera a todo tempo fica balançando e os cortes são tão rápidos que por diversas vezes quebram a barreira do som. Está lá também aquela tradicional fotografia dessaturada, granulada, ajudando a dar um clima de realismo e urgência à coisa toda. Mas a verdade é que esse tipo de direção acaba mais atrapalhando do que ajudando, já que deixa o espectador meio perdido durante as cenas de ação - e, se o público não sabe exatamente o que está acontecendo, o suspense que a cena poderia criar é desperdiçado (e muitos planos acabam se repetindo). Ainda assim é interessante a ideia de mostrar diversos eventos pelo visão das câmeras de jornalistas e emissoras de TV, conferindo dinâmica a um trama que, em sua essência, não possui muitas reviravoltas (não há como chegar no final e dizer algo tipo "minha nossa, o trem também era um fantasma!").

Mas a força da película reside mesmo na dinâmica do elenco: se por um lado Chris Pine não consegue fazer muito como o "novato durão e metido a herói que possui uma história de fundo extremamente forçada", por outro Denzel Washington se encarrega de distribuir carisma e experiência a torto e a direito (percebam como seu tom de voz controlado reforça a impressão de que ele sempre sabe o que fazer). Mas é Rosario Dawson que cria uma empatia maior com o espectador ao liderar a operação, sofrer com os percalços, se preocupar com Frank e Will, e por aí vai. A moça transborda naturalidade no papel, e acaba se tornando o centro emocional com o qual o público se identifica.

Isso tudo dá um pouco mais de vida a Incontrolável, já que o foco não é apenas no trem descontrolado, mas também nas pessoas descontroladas tentando parar o trem descontrolado. Uma abordagem muito mais coerente e divertida, que transforma a película em um bom passatempo e coloca o cinema de Tony Scott novamente NOS TRILHOS.

Marcadores:

Comentários: 0