uno, dos, tres...
André
Bruno
Kleiton
Laura
Leandro
Rafael
Thiago
14

hello, hello!
Cão Uivador
Dilbert blog
Forasteiro RS
GPF
Improfícuo
La'Máfia Trumpi
Limão com sal
Malvados
Moldura Digital
Notórios Infames
PBF archive
Wonderpree

hola!
Contra tudo e contra todos!
Tele... visão?
Contagem Regressiva
Por enquanto
With a little help from my friends
Top Gear
Temperados com Sazon
A última dança
welcome to the machine
Eu queria respirar fumaça

Swinging to the music
A 14 Km/seg
Expressão Digital
Peliculosidade
Suando a 14
Tá tudo interligado
Cataclisma14 no Pan
Libertadores 2007

dónde estás?


all this can be yours...





RSS
Inteligência
André - 07 dezembro 2008 - 23:14
Queime Depois de Ler (Burn After Reading)
5/5

Direção: Joel e Ethan Coen
Roteiro: Joel e Ethan Coen

Elenco
John Malkovich (Osbourne Cox)
George Clooney (Harry Pfeffer)
Brad Pitt (Chad)
Frances McDormand (Linda Litzke)

Um ex-analista da CIA perde um cd com informações confidenciais. O disco acaba nas mãos de dois professores de uma academia e, como em qualquer filme dos irmãos Coen, a partir desse pequeno incidente as coisas se desenrolam de forma catastrófica.

Os (finalmente) oscarizados Irmãos Coen mais uma vez dão prova de sua genialidade ao satirizar os clichês dos filmes de espionagem, com uma elegância que faria o 007 parecer um cachaceiro. A real é que, ao invés de simplesmente colar cenas famosas, os caras pegaram as convenções do gênero e construíram uma história em cima disso (uma história absurda, mas ainda assim uma história). Então quando vemos Harry Pfeffer saindo de um supermercado, a câmera o acompanha como se fosse um observador, e a trilha martela suspense na cabeça do espectador - apesar de, claro, a situação não ter nada a ver com qualquer coisa da CIA. Através desses elementos clássicos os Coen ridicularizam suas próprias cenas, criando humor pelo contraste entre a forma e o conteúdo.

Mas o melhor é que as personagens realmente levam tudo a sério, e isso acentua o absurdo de algumas cenas: o analista Osbourne Cox recebendo uma ligação errada no seu telefone secreto. Harry Pfeffer achando que matou um espião. Chad e Linda levando o disco aos "inimigos" dos EUA. Agem como se estivessem na Caçada ao Outubro Vermelho, resolvendo o destino do mundo, essa coisas legais que todo mundo sempre quis fazer. É aí que entra o excelente elenco: homogêneo, competente e se divertindo mais do que criança em campeonato de bolinha de gude, os atores (e atrizes) encarnam com uma seriedade comovente aquele universo absurdo. E isso torna tudo mais engraçado - destaque para Brad Pitt, com cabelo de Goku do Dragon Ball, que mostra seu COLOSSAL timing cômico sempre que está em cena.

Ao contrário de seu trabalho anterior, Onde Os Fracos Não Tem Vez, Queime Depois de Ler não suscita grandes questionamentos ou reflexões sobre este mundo que nos cerca. Apenas invoca gargalhadas estridentes durante seus 96 minutos de duração, através de uma lógica sem lógica e de piadas inteligentes envolvendo pessoas limitadas. Melhor, impossível.

Marcadores:

Comentários: 1